SUICÍDIOS POR CAUSAS EXTERNAS NO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ (SANTA CATARINA) NO PERÍODO DE 2001/2010

Autores

  • Tania Maria Ascari
  • Elenice Maria Folgiarini Perin

Palavras-chave:

Suicídio, Enfermagem, Perfil epidemiológico

Resumo

O suicídio é definido como uma prática intencional, realizada por um indivíduo com o objetivo de tirar a própria vida e caracterizado como uma violência auto-inflingida. No Relatório Mundial sobre Violência e Saúde da Organização Mundial da Saúde o suicídio nos últimos 45 anos aumentou suas taxas em 60% e representa a 13ª causa mundial de óbitos na população geral. Frente a este contexto, esta pesquisa objetivou conhecer o perfil epidemiológico de suicídios, no município de Chapecó em Santa Catarina no período de 2001 a 2010, verificar as variáveis de gênero, idade, raça e constatando como o suicídio foi praticado. É uma pesquisa documental descritiva de abordagem quantitativa. Os dados foram coletados no banco de dados do Sistema de Informação de Mortalidade do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. A pesquisa demonstrou a incidência de acordo com uma proporção de 2,93 homens para cada mulher que se suicida. A faixa etária de 20 a 29 anos, obteve 26,15% do total dos suicídios. Quanto à raça, 92,31% dos suicidas eram brancos. O meio mais utilizado para o suicídio foi enforcamento, disparos de outras armas de fogo e meios não especificados. O coeficiente de mortalidade geral por causa variou de 4,92 a 12, 41 suicídios para cada 100 mil habitantes. A média foi de 7,61 suicídios e a mediana de 9,67 suicídios por 100.000 habitantes. As elevadas taxas de suicídio evidenciadas requerem uma eficaz abordagem de potencial suicida para minimizar seus impactos à saúde pública.

Biografia do Autor

Tania Maria Ascari

Enfermeira. Psicóloga. Docente da Universidade do Estado de Santa Catarina. Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Cuidado Humano e processo Saúde-Adoecimento.

Elenice Maria Folgiarini Perin

Acadêmica do curso de Enfermagem Ênfase em Saúde Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Publicado

31.10.2022

Como Citar

Ascari, T. M., & Folgiarini Perin, E. M. (2022). SUICÍDIOS POR CAUSAS EXTERNAS NO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ (SANTA CATARINA) NO PERÍODO DE 2001/2010. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 6(2). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/97

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)