DESENVOLVIMENTO DE NORMAS TÉCNICAS PARA UTILIZAÇÃO DE CURATIVOS INDUSTRIAIS NA REDE BÁSICA DE SAÚDE

Autores

  • Rosana Amora Ascari
  • Márcia Danieli Schmitt
  • Tania Maria Ascari
  • Olvani Martins da Silva
  • Édlamar Kátia Adamy

Palavras-chave:

Normas técnicas, Curativos oclusivos, Serviços de saúde, Enfermagem em saúde comunitária

Resumo

O objetivo do estudo foi comparar o custo do curativo convencional ao curativo industrializado; desenvolver normas técnicas para utilização de curativos industriais na rede básica de saúde em um município do meio oeste catarinense. Trata-se de um estudo quantitativo e descritivo acerca dos curativos utilizados em lesões crônicas (feridas). Para a coleta de dados foi desenvolvido um questionário com a evolução diária dos curativos, sendo aplicado e analisado no segundo semestre de 2010. Também foram identificados o local de realização dos curativos e o custo dos materiais utilizados. Verificou-se que o município não possui controle sistematizado para realização de curativos e que o custo do tratamento com a utilização de curativo convencional é superior ao tratamento com curativo industrial. Após revisão de literatura científica sobre curativos industrializados foi possível a elaboração de normas técnicas para utilização de curativos industrializados, ficando a critério do município a implantação das normas técnicas desenvolvidas.

Biografia do Autor

Rosana Amora Ascari

Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva, Docente da Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc.
Membro do Grupo de Estudos Sobre Saúde e Trabalho – Gestra/Udesc.

Márcia Danieli Schmitt

Acadêmica de enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina. 

Tania Maria Ascari

Enfermeira. Psicóloga. Mestre em Enfermagem. Docente da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Olvani Martins da Silva

Enfermeira. Mestre em Terapia Intensiva. Docente da Universidade do Estado de Santa Catarina. Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Cuidado Humano e Processo Saúde Adoecimento.

Édlamar Kátia Adamy

Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva. Docente da Universidade do Estado de Santa Catarina. Membro do
Grupo de Estudos sobre Saúde e Trabalho – Gestra / Udesc.

Publicado

30.06.2013

Como Citar

Amora Ascari, R., Schmitt, M. D., Ascari, T. M., Martins da Silva, O., & Kátia Adamy, Édlamar. (2013). DESENVOLVIMENTO DE NORMAS TÉCNICAS PARA UTILIZAÇÃO DE CURATIVOS INDUSTRIAIS NA REDE BÁSICA DE SAÚDE. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 6(2). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/90