INVÓLUCROS PARA ESTERILIZAÇÃO DE MATERIAIS ODONTO-MÉDICO-HOSPITALARES

Autores

  • Cintia Maldaner
  • Leila Jussara Berlet
  • Rosana Amora Ascari
  • Marson Luiz Klein
  • Bruna Aparecida Savian
  • Olvani Martins da Silva

Palavras-chave:

Embalagem de produtos, Esterilização, Enfermagem

Resumo

O objetivo deste estudo é descrever quais os invólucros utilizados na esterilização de materiais em Unidades Básicas de Saúde em um município do meio oeste catarinense. Trata-se de uma pesquisa de campo, quantitativa e descritiva, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UDESC sob o parecer Nº 119/2011. Os dados foram coletados e registrados em instrumento próprio acerca do tipo de invólucro utilizado para a esterilização de materiais em 25 unidades de saúde. Observou-se que as 25 unidades visitadas possuíam materiais reprocessáveis, tendo como principal método de esterilização, o calor úmido sob pressão - autoclave e duas unidades estavam em processo de substituição do calor seco – estufa, por calor úmido sob pressão. Os invólucros encontrados foram tecido de algodão cru, papel grau cirúrgico, papel Kraft e caixas metálicas, necessitando de adequação quanto ao invólucro utilizado para o tipo de esterilização praticado. A escolha do invólucro adequado ao processo de esterilização empregado auxilia na prevenção de infecções derivadas da falha de barreira microbiana, sendo esta uma proteção do produto esterilizado, para que não haja contato com meio ambiente e recontaminação. Grande parte das unidades de saúde pesquisadas precisavam de adequações do invólucro utilizado ao tipo de esterilização realizada, o que evidenciou a falta de capacitação dos profissionais envolvidos no processo de esterilização, bem como a importância de educação em serviço para a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS.

Biografia do Autor

Cintia Maldaner

1Enfermeira. Graduada pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

Leila Jussara Berlet

Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva, Docente da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Rosana Amora Ascari

Membro do Grupo de Estudos Sobre Saúde e Trabalho – GESTRA/UDESC.

Marson Luiz Klein

Enfermeiro. Docente da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

Bruna Aparecida Savian

Acadêmica de Enfermagem no 9º Período da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Olvani Martins da Silva

Enfermeira. Mestre em Terapia Intensiva. Docente da Universidade do Estado de Santa Catarina. Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Cuidado Humano e Processo Saúde-Adoecimento.

Publicado

30.09.2013

Como Citar

Maldaner, C., Berlet, L. J., Amora Ascari, R., Klein, M. L., Savian, B. A., & Martins da Silva, O. (2013). INVÓLUCROS PARA ESTERILIZAÇÃO DE MATERIAIS ODONTO-MÉDICO-HOSPITALARES. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 6(3). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/118