PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA VOLTADO À SAÚDE DA MULHER EM UMA OPERADORA DE PLANOS DE SAÚDE

Autores

  • Rosana Amora Ascari
  • Franciele Mugnol
  • Marciane Kessler
  • Olvani Martins da Silva

Palavras-chave:

Saúde Pública, Neoplasias da mama, Neoplasias do colo do útero, Planos de Saúde

Resumo

O objetivo deste estudo foi conhecer a prevalência de exames preventivos de câncer de colo uterino e mama na população feminina de uma Operadora de Planos de Saúde no Meio Oeste Catarinense para a implantação do Programa Saúde da Mulher. Trata-se de um estudo quantitativo realizado com mulheres de 40 a 75 anos de idade, beneficiárias de uma operadora de saúde, com os exames mamográficos e citopatológicos atrasados a mais de 12 meses e residentes na área de ação da Operadora. Cerca de 90% estavam em atraso com os exames de mama e de colo de útero, e destas, 39,4% nunca os realizaram. Após contato, 41,5% das mulheres realizaram os exames. Acerca dos fatores de risco foram identificados casos de câncer na família, uso da pílula anticoncepcional, nuliparidade e/ou não amamentação, uso de terapia hormonal, tratamento prévio com radioterapia e quimioterapia, falta de atividade física e uso de tabaco. A implantação do Programa aumentou a quantidade de exames realizados. Faz-se necessária uma medicina voltada à prevenção do câncer de mama e de colo de útero, ações educativas para promover a redução dos fatores de risco, intensificar o rastreamento, e a busca ativa da população faltante no Programa.

Biografia do Autor

Rosana Amora Ascari

Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva. Docente da Universidade do Estado de Santa Catarina. Membro do Grupo de Estudos sobre Saúde e Trabalho – GESTRA/UDESC.

Franciele Mugnol

Enfermeira. Graduada pela Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Marciane Kessler

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Olvani Martins da Silva

Enfermeira. Mestre em Terapia Intensiva. Docente da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Publicado

01.11.2022

Como Citar

Amora Ascari, R., Mugnol, F., Kessler, M., & Martins da Silva, O. (2022). PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA VOLTADO À SAÚDE DA MULHER EM UMA OPERADORA DE PLANOS DE SAÚDE. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 6(4). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/137