ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS CLIMÁTICAS NA MORTALIDADE POR DOENÇAS DO APARELHO CIRCULATÓRIO NO DISTRITO FEDERAL, BRASIL, 2003-2012

Autores

  • Evoneis Farias Natal
  • Ruth Elias de Paula Laranja
  • Elton Kleiton Albuquerque de Almeida

Palavras-chave:

Efeitos do clima, Atenção à saúde, Mortalidade

Resumo

Esta pesquisa é uma colaboração aos estudos de clima e saúde humana, dando ênfase às doenças de origem circulatória. Nesta perspectiva, objetivou-se investigar a correlação entre variáveis climáticas e a mortalidade por doenças do aparelho circulatório na população humana do Distrito Federal, no período de 2003 a 2012. Foi utilizado a correlação estatística entre os objetos propostos através do cálculo do Coeficiente de Correlação Linear de Pearson. Foi constatado que nas oscilações das variáveis do clima houve aumento nos registros de óbitos por agravos circulatórios. 62% desses casos de óbito tiveram correlação com os baixos valores da temperatura mínima, 53% com a pressão atmosférica e 45 % com a precipitação pluviométrica.

Biografia do Autor

Evoneis Farias Natal

Mestre em Geografia – Laboratório de Geografia, Ambiente e Saúde da Universidade de Brasília-LAGAS/UnB e Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.

Ruth Elias de Paula Laranja

Doutora em Geografia – Docente do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília/UnB.

Elton Kleiton Albuquerque de Almeida

Mestre em Geografia – Meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais/INPE, Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos-CPTEC.

Publicado

31.12.2016

Como Citar

Farias Natal, E., de Paula Laranja, R. E., & Albuquerque de Almeida, E. K. (2016). ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS CLIMÁTICAS NA MORTALIDADE POR DOENÇAS DO APARELHO CIRCULATÓRIO NO DISTRITO FEDERAL, BRASIL, 2003-2012. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 9(3). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/164