MORTALIDADE MATERNA EM ADOLESCENTES NO ESTADO DE SANTA CATARINA, 1996 A 2013

Autores

  • Jean Carlos Bonissoni da Silva
  • Maria de Lourdes de Souza
  • Lúcio José Botelho
  • Daniel Ribas dos Santos

Palavras-chave:

Gestantes, Adolescentes, Mortalidade materna

Resumo

O artigo objetiva descrever a mortalidade materna em adolescentes no Estado de Santa Catarina no período de 1996 a 2013. Trata-se de um estudo ecológico de séries temporais, que apresenta dados obtidos no Sistema de Registros de Nascidos Vivos e Sistema de Informações sobre Mortalidade. Foram calculadas as razões de mortalidade materna entre adolescentes de 10 a 19 anos e comparadas com as razões entre 20 e 49 anos em cada ano da série estudada. Na avaliação comparativa por grupo de causas, a maior foi de 77,42% do tipo obstétrica direta para adolescentes e 66,41% para mulheres entre 20 e 49 anos. Concluiu-se que houve uma tendência irregular e diferente entre os dois grupos, com razão mais favorável entre as adolescentes. Na comparação por tipo de causa, houve tendência semelhante entre os dois grupos etários estudados, com maior porcentagem para as obstétricas diretas. A tendência de irregularidade demonstra que a mortalidade materna entre adolescentes ainda não está controlada socialmente.

Biografia do Autor

Jean Carlos Bonissoni da Silva

Estudante do Curso de Graduação em Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis (SC), Brasil.

Maria de Lourdes de Souza

Enfermeira, Doutora em Saúde Pública pela FSP-USP, Professora do PEN-UFSC, Presidente do Instituto REPENSUL, Coordenadora do Projeto Inovação na Atenção aos Dependentes de Substâncias Psicoativas no Estado de Santa Catarina.

Lúcio José Botelho

Professor Adjunto do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis (SC), Brasil.

Daniel Ribas dos Santos

Médico, graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis (SC), Brasil.

Publicado

31.12.2015

Como Citar

Bonissoni da Silva, J. C., de Souza, M. de L., Botelho, L. J., & Ribas dos Santos, D. (2015). MORTALIDADE MATERNA EM ADOLESCENTES NO ESTADO DE SANTA CATARINA, 1996 A 2013. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 8(3). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/175