EVOLUÇÃO DA INFESTAÇÃO POR AEDES AEGYPTI (DIPTERA: CULICIDAE) NOS MUNICÍPIOS DO OESTE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Autores

  • Maria Assunta Busato
  • Vanessa da Silva Corralo
  • Carin Guarda
  • Viviane Zulian
  • Junir Antonio Lutinski
  • Sandra Mara Sabedot Bordin

Palavras-chave:

Meio ambiente, Pluviometria, Temperatura ambiente, Vetores de doenças, Aedes

Resumo

Este estudo objetivou avaliar a evolução da infestação de Aedes aegypti e sua relação com fatores climáticos. Os dados secundários foram obtidos no sistema de informações da DIVE-SC, referente aos focos de Aedes aegypti de 2008 a 2013, nos 37 municípios a 4ª Regional de Saúde de Santa Catarina. Os dados relativos à pluviometria e temperatura foram fornecidos pela EPAGRI. Foram registrados 2.448 focos em 14 dos 37 municípios estudados. No ano de 2013, houve um crescimento de 100% no número de municípios com a presença do vetor. A maior taxa foi, em 2013, no município de Guatambu. Os focos que ocorreram nos meses de setembro e outubro estão associados com a pluviosidade, enquanto que os focos de novembro, janeiro, fevereiro e março estão associados com as altas temperaturas e, dezembro, com ambos os fatores. Os resultados auxiliam no entendimento dos fatores de risco para a ocorrência da transmissão viral da dengue na região e poderão auxiliar na implementação de políticas públicas de prevenção à doença.

Biografia do Autor

Maria Assunta Busato

Bióloga. Doutora em Biologia. Máster em Enfermidades Tropicais. Especialista em Biologia Geral. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó –UNOCHAPECÓ, Chapecó, SC.

Vanessa da Silva Corralo

Farmacêutica. Doutora em Bioquímica Toxicológica. Mestre em Bioquímica Toxicológica. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó –UNOCHAPECÓ, Chapecó, SC.

Carin Guarda

Acadêmica de Ciências Biológicas. Bolsista do Fundo de Apoio à Pesquisa (FAPE) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó –UNOCHAPECÓ, Chapecó, SC.

Viviane Zulian

Acadêmica de Ciências Biológicas. Bolsista do Fundo de Apoio à Pesquisa (FAPE) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó –UNOCHAPECÓ, Chapecó, SC.

Junir Antonio Lutinski

Biólogo. Doutor em Biodiversidade Animal. Mestre em Ciências Ambientais. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó –UNOCHAPECÓ, Chapecó, SC. Biólogo da Secretaria da Saúde de Chapecó.

Sandra Mara Sabedot Bordin

Bióloga. Mestre em Ciências Ambientais. Especialização em Biologia Animal. Docente do Curso de Ciências Biológicas na Universidade Comunitária da Região de Chapecó –UNOCHAPECÓ, Chapecó, SC.

Publicado

31.08.2014

Como Citar

Busato, M. A., Corralo, V. da S., Guarda, C., Zulian, V., Lutinski, J. A., & Bordin, S. M. S. (2014). EVOLUÇÃO DA INFESTAÇÃO POR AEDES AEGYPTI (DIPTERA: CULICIDAE) NOS MUNICÍPIOS DO OESTE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 7(2). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/103