ASSOCIAÇÃO DO MÚSCULO ADUTOR DO POLEGAR COM PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO NUTRICIONAL EM PACIENTES RENAIS CRÔNICOS EM HEMODIÁLISE

Autores

  • Rayssa Lailane de Oliveira Lima
  • Maria Izabel Siqueira de Andrade
  • Keila Fernandes Dourado
  • Claudia Mota dos Santos
  • Emerson Rogério Costa Santiago
  • Laís Sousa Barbosa

Palavras-chave:

Diálise Renal, Desnutrição, Insuficiência Renal Crônica

Resumo

Com o objetivo de verificar a espessura do músculo adutor do polegar e sua associação com parâmetros de avaliação nutricional em pacientes renais crônicos em hemodiálise, conduziu-se a presente investigação de caráter transversal realizada com 40 pacientes com idade média de 54,4±14,5 anos submetidos à hemodiálise no Hospital Barão de Lucena, Recife-PE. A espessura do músculo adutor do polegar identificou 35,0% (n=14) de pacientes em risco nutricional/desnutrição e revelou associação com o índice de massa corporal e com a prega cutânea tricipital (p<0,05). A espessura do músculo adutor do polegar se mostrou como um método simples e viável na execução da avaliação nutricional de pacientes renais crônicos em hemodiálise.

Biografia do Autor

Rayssa Lailane de Oliveira Lima

Graduanda do curso de Bacharelado em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco.

Maria Izabel Siqueira de Andrade

Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico de Vitória-UFPE/CAV (2011), Especialista em Nutrição Clínica pelo Programa de Residência do Hospital das Clínicas-HC/UFPE (2014), Pós-graduanda em Nutrição Clínica Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul-UNICSUL, Mestre em Nutrição pelo Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2016) e Doutoranda em Nutrição, pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, na área de Nutrição e Saúde Pública.

Keila Fernandes Dourado

Professora Adjunta IV do Núcleo de Nutrição do Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão (CAV) – UFPE na área de Nutrição Clínica. Coordenadora da Instituição Formadora da Residência em Nutrição Clínica do Hospital Barão de Lucena. Doutora em Nutrição (2010), Mestre em Nutrição (2005) pela UFPE e Especialista em Nutrição pelo Programa de Residência em Nutrição do Hospital das Clínicas- UFPE (2003).

Claudia Mota dos Santos

Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), Mestre em Nutrição pela UFPE, (2011).

Emerson Rogério Costa Santiago

Graduando do curso de Bacharelado em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco.

Laís Sousa Barbosa

Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (2015).

Publicado

31.12.2016

Como Citar

de Oliveira Lima, R. L., Siqueira de Andrade, M. I., Fernandes Dourado, K., Mota dos Santos, C., Costa Santiago, E. R., & Sousa Barbosa, L. (2016). ASSOCIAÇÃO DO MÚSCULO ADUTOR DO POLEGAR COM PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO NUTRICIONAL EM PACIENTES RENAIS CRÔNICOS EM HEMODIÁLISE. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 9(3). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/168

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)