ADESÃO AO TRATAMENTO DAS PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS EM UM AMBULATÓRIO DE UM MUNICÍPIO DA FOZ DO RIO ITAJAÍ, SANTA CATARINA – BRASIL

Contenido principal del artículo

Rosalie Kupka Knoll
Marcos Aurelio Maeyama
Paula Camila Schmidlin
Tiago Luan Branchi

Resumen

Apesar de a Terapia Antirretroviral estar disponível na rede pública de saúde e do comprovado aumento da sobrevida das pessoas vivendo com HIV/Aids ao uso da mesma, os índices de adesão ao tratamento ainda não são satisfatórios. Partindo dessa premissa, o estudo buscou identificar os fatores determinantes na adesão ao tratamento de pessoas vivendo com HIV/Aids. Foi realizado um estudo qualitativo baseado em entrevistas semiestruturadas com pacientes que apresentaram a um período de abandono da Terapia Antirretroviral superior a 3 meses. Para análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo temático. O estudo demonstrou três grandes blocos de categorias relacionadas a adesão ao tratamento: contexto da pessoa, serviços de saúde e tratamento medicamentoso. A pesquisa concluiu que os aspectos relacionados à medicação não são suficientes para explicar a taxa significativa de não adesão. As dificuldades do paciente no entendimento da história natural da doença, a ausência ou precariedade de uma rede de apoio, a presença de comorbidades e as dificuldades da rotina aparecem como fatores que dificultam a adesão. Ainda assim, o serviço de saúde pode atuar como um meio pelo qual, através de orientações e elaboração conjunta de estratégias de enfrentamento, o paciente enfrenta as dificuldades impostas por seu contexto social.

Detalles del artículo

Cómo citar
Kupka Knoll, R., Maeyama, M. A., Schmidlin, P. C., & Branchi, T. L. (2016). ADESÃO AO TRATAMENTO DAS PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS EM UM AMBULATÓRIO DE UM MUNICÍPIO DA FOZ DO RIO ITAJAÍ, SANTA CATARINA – BRASIL. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 9(3). Recuperado a partir de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/130
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Rosalie Kupka Knoll

Médica infectologista na Prefeitura Municipal de Saúde de Balneário Camboriú, coordenadora do curso de medicina da UNIVALI, Especializada em Saúde Pública, Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho.

Marcos Aurelio Maeyama

Odontólogo, doutor em Saúde Coletiva, professor do curso de medicina da Univali, consultor do Telessaúde-SC.

Paula Camila Schmidlin

Médica generalista graduada pela UNIVALI, médica da AMPLA Clínica Médica em Florianópolis.

Tiago Luan Branchi

Médico generalista graduado pela UNIVALI, médico da Prefeitura Municipal de Gaspar.