RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROCEDIMENTO DE SALA DE ESPERA EM UM CAPSAD

Contenido principal del artículo

Rosina Forteski
Marisa Raduenz
Virginia Azevedo Reis Sachetti

Resumen

Os Centros de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas são dispositivos de saúde pública nos quais a atenção oferecida é voltada para indivíduos que apresentam uso abusivo e/ou dependência de álcool e outras drogas. Este artigo deriva da etapa final da disciplina Estágio Básico VII. Nele objetivou-se descrever as possibilidades e limitações do uso do procedimento de Sala de Espera em um CAPSad como uma estratégia alternativa de acolhimento e psicoeducação dos usuários neste dispositivo de saúde. Para tanto se realizou uma análise qualitativa da intervenção registrada em um diário de campo. Os resultados sugerem que o procedimento pode ser uma extensão terapêutica despretensiosa para o atendimento e a promoção de saúde. Foi possível concluir que o procedimento de Sala de Espera oferece importantes condições de escuta, acolhimento e psicoeducação desde que a sua função e a extensão ética da sua operacionalização sejam discutidas periodicamente pela equipe de saúde.

Detalles del artículo

Cómo citar
Forteski, R., Raduenz, M., & Azevedo Reis Sachetti, V. (2013). RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROCEDIMENTO DE SALA DE ESPERA EM UM CAPSAD. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 6(3). Recuperado a partir de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/127
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Rosina Forteski

Psicóloga, mestranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Marisa Raduenz

Psicóloga, Mestre em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) e Professora do Curso de Psicologia da Fameg/Uniasselvi.

Virginia Azevedo Reis Sachetti

Psicóloga, Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Professora e Coordenadora do Curso de Psicologia da Fameg/Uniasselvi.