PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE MORTALIDADE POR AIDS NA POPULAÇÃO ADULTA DO BRASIL DE 2001 A 2010

Contenido principal del artículo

Amanda Faqueti
Ana María Mújica Rodriguez
Camila Biribio Woerner
Gisele Damian Antonio

Resumen

O presente estudo tem como objetivo analisar o perfil epidemiológico de incidência e mortalidade por Aids na população adulta de 20 a 59 anos no Brasil no período de 2001 a 2010, bem como identificar as variáveis sociodemográficas da população estudada e sua associação com a mortalidade. Os registros foram disponibilizados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. Embora os resultados do presente estudo tenham apresentado diminuição geral das medidas de frequência analisadas, nas regiões estudadas indicam a necessidade de avaliar a formulação, implementação e avaliação das diferentes políticas públicas, bem como suas ações programáticas, se estas estão desenhadas para o perfil e/ou a realidade social, econômica e organizacional de cada região.

Detalles del artículo

Cómo citar
Faqueti, A., Rodriguez, A. M. M., Woerner, C. B., & Antonio, G. D. (2014). PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE MORTALIDADE POR AIDS NA POPULAÇÃO ADULTA DO BRASIL DE 2001 A 2010. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 7(2). Recuperado a partir de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/107
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Amanda Faqueti

Graduada em Farmácia – UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí. Mestre em Saúde Coletiva - Universidade Federal de Santa Catarina. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em saúde Coletiva - Universidade Federal de Santa Catarina.

Ana María Mújica Rodriguez

Graduada em Medicina - (UNAB) - Universidad Autónoma de Bucaramanga, Colômbia. Mestre em Saúde Coletiva – UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em saúde Coletiva – UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina.

Camila Biribio Woerner

Graduação em Serviço Social - FURB - Universidade Regional de Blumenau. Mestre em Saúde Coletiva - Universidade Federal de Santa Catarina.

Gisele Damian Antonio

Graduada em Farmácia – UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina. Mestre em Saúde Coletiva - UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina. Doutora em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós Graduação em saúde Coletiva – UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina Centro integrado de estudos e pesquisa do homem.