MEDIDA DE INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL: UM DESAFIO PARA A ENFERMAGEM

Autores

  • Luana Silveira
  • Jamile Block Araldi Macagnan
  • João Augusto Brancher Fuck
  • Maria Teresa Cicero Lagana

Palavras-chave:

Reabilitação, Perfil de Impacto da Doença, Enfermagem

Resumo

A Medida de Independência Funcional é um instrumento de avaliação desenvolvido para o acompanhamento de pessoas sob processo de reabilitação. A utilização da escala focaliza a efetiva realização de atividades de forma independente na rotina diária. Sendo assim permite documentar sua sensibilidade às aquisições funcionais e sua correlação com os níveis funcionais. Visto isso, realizou-se uma revisão sistemática da literatura para avaliação crítica e síntese dos estudos nacionais relevantes. Este estudo objetiva analisar o perfil dos sujeitos para as quais a Medida de Independência Funcional foi aplicada; levantar um panorama nacional de utilização deste instrumento e concluir a sua implicação de utilização nos dias atuais. No Brasil a escala de Medida de Independência Funcional vem sendo utilizada em indivíduos do sexo masculino, idosos e com baixa renda e, exclusivamente na região sul e sudeste. Conclui-se que o instrumento de Medida de Independência Funcional representa grandes benefícios para desempenhar o trabalho da enfermagem. Além de identificar a dependência pode ser utilizado para avaliar a evolução clínica do paciente periodicamente.

Biografia do Autor

Luana Silveira

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Enfermeira ESF do
município de Canelinha/SC.

Jamile Block Araldi Macagnan

Enfermeira; Especialista em Enfermagem do Trabalho, Educação Profissional na área da saúde e Enfermagem em Centro Cirúrgico; Mestre em Saúde Coletiva.

João Augusto Brancher Fuck

Enfermeiro; Especialista em Estratégia Saúde da Família. Enfermeiro ESF do município de Canelinha/SC.

Maria Teresa Cicero Lagana

Doutora em Saúde Publica pela Universidadee de São Paulo. Professor Adjunto da Universidade Federal do
Rio Grande do Norte.

Publicado

31.12.2011

Como Citar

Silveira, L., Block Araldi Macagnan, J., Brancher Fuck, J. A., & Cicero Lagana, M. T. (2011). MEDIDA DE INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL: UM DESAFIO PARA A ENFERMAGEM. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 4(1). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/36

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)