MEDIDA DE INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL: UM DESAFIO PARA A ENFERMAGEM

Autores

  • Luana Silveira
  • Jamile Block Araldi Macagnan
  • João Augusto Brancher Fuck
  • Maria Teresa Cicero Lagana

Palavras-chave:

Reabilitação, Perfil de Impacto da Doença, Enfermagem

Resumo

A Medida de Independência Funcional é um instrumento de avaliação desenvolvido para o acompanhamento de pessoas sob processo de reabilitação. A utilização da escala focaliza a efetiva realização de atividades de forma independente na rotina diária. Sendo assim permite documentar sua sensibilidade às aquisições funcionais e sua correlação com os níveis funcionais. Visto isso, realizou-se uma revisão sistemática da literatura para avaliação crítica e síntese dos estudos nacionais relevantes. Este estudo objetiva analisar o perfil dos sujeitos para as quais a Medida de Independência Funcional foi aplicada; levantar um panorama nacional de utilização deste instrumento e concluir a sua implicação de utilização nos dias atuais. No Brasil a escala de Medida de Independência Funcional vem sendo utilizada em indivíduos do sexo masculino, idosos e com baixa renda e, exclusivamente na região sul e sudeste. Conclui-se que o instrumento de Medida de Independência Funcional representa grandes benefícios para desempenhar o trabalho da enfermagem. Além de identificar a dependência pode ser utilizado para avaliar a evolução clínica do paciente periodicamente.

Biografia do Autor

Luana Silveira

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Enfermeira ESF do
município de Canelinha/SC.

Jamile Block Araldi Macagnan

Enfermeira; Especialista em Enfermagem do Trabalho, Educação Profissional na área da saúde e Enfermagem em Centro Cirúrgico; Mestre em Saúde Coletiva.

João Augusto Brancher Fuck

Enfermeiro; Especialista em Estratégia Saúde da Família. Enfermeiro ESF do município de Canelinha/SC.

Maria Teresa Cicero Lagana

Doutora em Saúde Publica pela Universidadee de São Paulo. Professor Adjunto da Universidade Federal do
Rio Grande do Norte.

Publicado

31-12-2011

Como Citar

Silveira, L., Block Araldi Macagnan, J., Brancher Fuck, J. A., & Cicero Lagana, M. T. (2011). MEDIDA DE INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL: UM DESAFIO PARA A ENFERMAGEM. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 4(1). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/36

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)