AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DO PROGRAMA DE CONTROLE DA DENGUE EM MUNICÍPIOS SELECIONADOS DO OESTE CATARINENSE

Conteúdo do artigo principal

João Augusto Brancher Fuck
Maristela Teston
Iracema Lourdes Gusatti Azzolini
Luana Silveira

Resumo

A dengue nos últimos anos vem sendo considerada um problema de saúde pública não só no Brasil, mas em todo o mundo. Santa Catarina não apresenta casos autóctones, somente casos importados, mas focos são encontrados em todo o Estado, principalmente na região oeste. Essa situação sinaliza um risco de mudança da situação epidemiológica da doença. Visto isso, realizou-se uma pesquisa de campo exploratório-descritiva com o objetivo de avaliar as ações desenvolvidas e verificar a metodologia utilizada no programa de controle da dengue em municípios selecionados do oeste catarinense. Foram realizadas visitas aos municípios no intuito de observar ações e informações. Todos os municípios desenvolvem ações preconizadas pelo Ministério da Saúde, conforme sua situação epidemiológica. Percebe-se que estes de alguma forma realizam ações nas escolas quanto à prevenção da dengue. Conclui-se que os municípios têm implantados em suas secretarias municipais de saúde o programa de controle da dengue e trabalham de acordo com a metodologia que o Ministério da Saúde e a Secretaria do Estado de Santa Catarina preconizam, os quais desenvolvem atividades de promoção, prevenção, controle, monitoramento e ações educativas.

Detalhes do artigo

Como Citar
Brancher Fuck, J. A., Teston, M., Gusatti Azzolini, I. L., & Silveira, L. (2010). AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DO PROGRAMA DE CONTROLE DA DENGUE EM MUNICÍPIOS SELECIONADOS DO OESTE CATARINENSE. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 3(2). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/27
Seção
Artigos
Biografia do Autor

João Augusto Brancher Fuck

Graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Pós-graduação em Estratégia Saúde da Família em Lages/SC, Enfermeiro da Estratégia Saúde da Família do município de Lages – SC.

Maristela Teston

Graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), professora especialista da Universidade do Estado de Santa Catarina. Palmitos/SC, Brasil.

Iracema Lourdes Gusatti Azzolini

Enfermeira, responsável pela Vigilância Epidemiológica e Imunizações da Regional de Saúde de Chapecó –
SC. Chapecó/SC, Brasil.

Luana Silveira

Graduanda em Enfermagem pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Palmitos/SC. Brasil.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)