AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DO PROGRAMA DE CONTROLE DA DENGUE EM MUNICÍPIOS SELECIONADOS DO OESTE CATARINENSE

Autores

  • João Augusto Brancher Fuck
  • Maristela Teston
  • Iracema Lourdes Gusatti Azzolini
  • Luana Silveira

Palavras-chave:

Vigilância Epidemiológica, Controle de Vetores, Dengue

Resumo

A dengue nos últimos anos vem sendo considerada um problema de saúde pública não só no Brasil, mas em todo o mundo. Santa Catarina não apresenta casos autóctones, somente casos importados, mas focos são encontrados em todo o Estado, principalmente na região oeste. Essa situação sinaliza um risco de mudança da situação epidemiológica da doença. Visto isso, realizou-se uma pesquisa de campo exploratório-descritiva com o objetivo de avaliar as ações desenvolvidas e verificar a metodologia utilizada no programa de controle da dengue em municípios selecionados do oeste catarinense. Foram realizadas visitas aos municípios no intuito de observar ações e informações. Todos os municípios desenvolvem ações preconizadas pelo Ministério da Saúde, conforme sua situação epidemiológica. Percebe-se que estes de alguma forma realizam ações nas escolas quanto à prevenção da dengue. Conclui-se que os municípios têm implantados em suas secretarias municipais de saúde o programa de controle da dengue e trabalham de acordo com a metodologia que o Ministério da Saúde e a Secretaria do Estado de Santa Catarina preconizam, os quais desenvolvem atividades de promoção, prevenção, controle, monitoramento e ações educativas.

Biografia do Autor

João Augusto Brancher Fuck

Graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Pós-graduação em Estratégia Saúde da Família em Lages/SC, Enfermeiro da Estratégia Saúde da Família do município de Lages – SC.

Maristela Teston

Graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), professora especialista da Universidade do Estado de Santa Catarina. Palmitos/SC, Brasil.

Iracema Lourdes Gusatti Azzolini

Enfermeira, responsável pela Vigilância Epidemiológica e Imunizações da Regional de Saúde de Chapecó –
SC. Chapecó/SC, Brasil.

Luana Silveira

Graduanda em Enfermagem pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Palmitos/SC. Brasil.

Publicado

31.12.2010

Como Citar

Brancher Fuck, J. A., Teston, M., Gusatti Azzolini, I. L., & Silveira, L. (2010). AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DO PROGRAMA DE CONTROLE DA DENGUE EM MUNICÍPIOS SELECIONADOS DO OESTE CATARINENSE. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 3(2). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/27

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)