VIOLÊNCIA FÍSICA:

CARACTERÍSTICAS EPIDEMIOLÓGICAS DE CASOS ATENDIDOS POR SERVIÇO MÓVEL DE URGÊNCIA

Autores

  • Guilherme Guarino de Moura Sá
  • Joaquim Guerra de Oliveira Neto
  • Dilma Aurélia de Carvalho
  • Marilza Martins Monteiro
  • Katiuscia Danyla Carvalho Lima Lopes
  • Maria do Carmo de Carvalho e Martins

Palavras-chave:

Causas externas, Violência, Socorro de urgência, Epidemiologia dos serviços de saúde, Saúde Pública

Resumo

Este trabalho descreve as características dos casos de violência física atendidos por Serviço de Urgência de Floriano-PI. Trata-se de estudo descritivo, transversal e retrospectivo dos casos de violência física atendidos por serviço de urgência. Ocorreram 475 casos de violência, sendo 55,2% agressões, 38,9% por arma branca e 5,9% por arma de fogo. Predominaram as vítimas do sexo masculino, com idade entre 20 e 29 anos, sendo cabeça e pescoço as áreas do corpo mais afetadas. A maioria era da periferia da cidade, atendidas principalmente no turno noite. O perfil epidemiológico encontrado segue tendência nacional, vitimando homens, adultos jovens, da periferia, e atingindo, cabeça e pescoço. Suporte básico de vida foi mais utilizado para vítimas de agressão física, e suporte avançado nos casos de ferimentos por arma branca e arma de fogo.

Biografia do Autor

Guilherme Guarino de Moura Sá

Especialista em Saúde Pública. Especialista em Nutrição, atividade física e saúde. Mestrando em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Universidade Federal do Piauí/Colégio Técnico de Bom Jesus, Piauí, Brasil. Enfermeiro graduado pela Faculdade de Ensino Superior de Floriano (FAESF), Floriano – Piauí, Brasil.

Joaquim Guerra de Oliveira Neto

Especialista em Saúde Pública. Especialista em Obstetrícia e Neonatologia. Mestrando em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Enfermeiro graduado pela Faculdade de Ensino Superior de Floriano (FAESF), Floriano – Piauí, Brasil.

Dilma Aurélia de Carvalho

Especialista em Saúde Pública. Especialista em Atividade Física e Saúde. Especialista em Obstetrícia e Neonatologia. Enfermeira graduada pela Faculdade de Ensino Superior de Floriano (FAESF), Floriano – Piauí, Brasil.

Marilza Martins Monteiro

Especialista em Saúde Pública. Enfermeira graduada pela Faculdade de Ensino Superior de Floriano (FAESF), Floriano – Piauí. Empresa Bras. de Serviços Hospitalares – Hospital Universitário da UFPI, Teresina, Piauí, Brasil.

Katiuscia Danyla Carvalho Lima Lopes

Enfermeira graduada pela Faculdade de Ensino Superior de Floriano (FAESF), Floriano – Piauí, Brasil.

Maria do Carmo de Carvalho e Martins

Doutora em Ciências Biológicas. Professora associada do Departamento de Biofísica e Fisiologia. Professora do Mestrado em Alimentos e Nutrição e do Mestrado em Farmacologia da Universidade Federal do Piauí, Teresina, Piauí. Professora da Faculdade de Ensino Superior de Floriano - FAESF, Floriano, Piauí.

Publicado

31.08.2015

Como Citar

Moura Sá, G. G. de, Oliveira Neto, J. G. de, Carvalho, D. A. de, Monteiro, M. M., Lopes, K. D. C. L., & Carvalho e Martins, M. do C. de. (2015). VIOLÊNCIA FÍSICA:: CARACTERÍSTICAS EPIDEMIOLÓGICAS DE CASOS ATENDIDOS POR SERVIÇO MÓVEL DE URGÊNCIA. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 8(2). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/155

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)