PRESSÃO ARTERIAL E PERFIL SOCIOECONÔMICO DE IDOSOS ATENDIDOS NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DE FLORIANO-PIAUÍ

Autores

  • Joaquim Guerra de Oliveira Neto
  • Dilma Aurélia de Carvalho
  • Guilherme Guarino de Moura Sá
  • Marilza Martins Monteiro
  • Katiuscia Danyla Carvalho Lima Lopes
  • Maria do Carmo de Carvalho e Martins

Palavras-chave:

Pressão arterial, Aspectos socioeconômicos, Estratégia saúde da família

Resumo

Este trabalho descreve a prevalência de pressão arterial aumentada e perfil socioeconômico de idosos atendidos na Estratégia Saúde da Família em Floriano-PI. Trata-se de um estudo descritivo e transversal realizado por meio da aplicação de um questionário e de medidas de PA com amostra probabilística proporcional constituída por 380 idosos. A média de idade foi de 73,4±8,7 anos. A prevalência de pressão arterial aumentada foi de 40,2%. Metade dos idosos era casada, 66,8% do sexo feminino, com maioria aposentada e com renda familiar de até três salários mínimos. Elevada proporção de idosos apresentava pressão arterial aumentada e baixas condições socioeconômicas. Não houve associação entre pressão arterial aumentada e características socioeconômicas. A proporção de idosos com pressão arterial elevada, embora inferior àquelas encontradas em outros estudos realizados no Brasil revela-se preocupante e requer medidas para o controle pressórico.

Biografia do Autor

Joaquim Guerra de Oliveira Neto

Especialista em Saúde Pública. Enfermeiro graduado pela Faculdade de Ensino Superior de Floriano (FAESF), Floriano – Piauí. Secretaria Municipal de Saúde de Guadalupe, Piauí, Brasil.

Dilma Aurélia de Carvalho

Enfermeira graduada pela Faculdade de Ensino Superior de Floriano (FAESF), Floriano – Piauí, Brasil.

Guilherme Guarino de Moura Sá

Especialista em Saúde Pública. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Universidade Federal do Piauí/Colégio Técnico de Bom Jesus Piauí, Brasil. Enfermeiro graduado pela Faculdade de Ensino Superior de Floriano (FAESF), Floriano – Piauí, Brasil.

Marilza Martins Monteiro

Especialista em Saúde Pública. Enfermeira graduada pela Faculdade de Ensino Superior de Floriano (FAESF), Floriano – Piauí. Empresa Bras. de Serviços Hospitalares – Hospital Universitário da UFPI, Teresina, Piauí, Brasil.

Katiuscia Danyla Carvalho Lima Lopes

Enfermeira graduada pela Faculdade de Ensino Superior de Floriano (FAESF), Floriano – Piauí, Brasil.

Maria do Carmo de Carvalho e Martins

Doutora em Ciências Biológicas. Professora associada do Departamento de Biofísica e Fisiologia. Professora do Mestrado em Alimentos e Nutrição e do Mestrado em Farmacologia da Universidade Federal do Piauí, Teresina, Piauí. Professora da Faculdade de Ensino Superior de Floriano - FAESF, Floriano, Piauí.

Publicado

31.08.2014

Como Citar

Oliveira Neto, J. G. de, Carvalho, D. A. de, Moura Sá, G. G. de, Monteiro, M. M., Lopes, K. D. C. L., & Carvalho e Martins, M. do C. de. (2014). PRESSÃO ARTERIAL E PERFIL SOCIOECONÔMICO DE IDOSOS ATENDIDOS NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DE FLORIANO-PIAUÍ. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 7(2). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/108

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)