PERFIL DOS PACIENTES QUE REALIZARAM O EXAME DE ERGOESPIROMETRIA NA CIDADE DE FORTALEZA - CE

Autores

  • Ostevan Muniz Fonseca Sales Coelho
  • Caio Átila Prata Bezerra de Sousa
  • Marineide Meireles Nogueira
  • Thiago Brasileiro de Vasconcelos
  • Cristiano Teles de Sousa
  • Vasco Pinheiro Diógenes Bastos

Palavras-chave:

Fisioterapia, Exame físico, Teste de esforço

Resumo

A ergoespirometria permite relacionar o estado de saúde em que o paciente se encontra; assim como os exercícios a serem ministrados e grau de aptidão cardiorrespiratório de acordo com a idade e patologias. Esse estudo teve como objetivo destacar as patologias encontradas nos antecedentes familiares dos indivíduos submetidos ao teste, e relacionar o VO2 máximo encontrado com as variáveis: sexo, idade e realização de atividade física. O estudo foi de caráter documental, transversal e descritivo, com estratégia de análise quantitativa de dados. A amostra foi composta pelas avaliações das pessoas que realizaram o exame (n = 60) no período de janeiro de 2008 a dezembro de 2009. Nos resultados foram encontrada prevalência do sexo masculino em 60% (n = 36), porém com valores de VO2 máx médio maiores em 11,34% que no sexo feminino, sendo em sua maioria adultos, com idade média de 33,35 (± 2,43) anos, dentre os quais 23,3% (n = 14) do total eram atletas, os quais obtiveram os melhores valores de VO2 máx médio da amostra. O estudo foi capaz de construir um perfil que interligasse seus desempenhos no exame de ergoespirometria, erigindo um panorama fiel da realidade fisiológica da amostra estudada.

Biografia do Autor

Ostevan Muniz Fonseca Sales Coelho

Fisioterapeuta graduada pelo Centro Universitário Estácio do Ceará

Caio Átila Prata Bezerra de Sousa

Fisioterapeuta. Mestrado em Ciências Médicas na Universidade de Fortaleza.

Marineide Meireles Nogueira

Fisioterapeuta. Docente do Centro Universitário Estácio do Ceará.

Thiago Brasileiro de Vasconcelos

Fisioterapeuta. Doutorando em Farmacologia na Universidade Federal do Ceará

Cristiano Teles de Sousa

Fisioterapeuta, Docente do Centro Universitário Estácio do Ceará. Doutor em Farmacologia na Universidade Federal do Ceará.

Vasco Pinheiro Diógenes Bastos

Fisioterapeuta, Docente do Centro Universitário Estácio do Ceará. Doutor em Farmacologia na Universidade Federal do Ceará.

Publicado

30.04.2016

Como Citar

Muniz Fonseca Sales Coelho, O., Prata Bezerra de Sousa, C. Átila, Meireles Nogueira, M., Brasileiro de Vasconcelos, T., Teles de Sousa, C., & Pinheiro Diógenes Bastos, V. (2016). PERFIL DOS PACIENTES QUE REALIZARAM O EXAME DE ERGOESPIROMETRIA NA CIDADE DE FORTALEZA - CE. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 9(1). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/149

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)