ESTUDO DAS ALTERAÇÕES MAMÁRIAS E DO PERFIL SOCIOECONÔMICO EM MULHERES ASSISTIDAS POR UM HOSPITAL PÚBLICO DE FORTALEZA/CE

Conteúdo do artigo principal

Joira Monte Bonfim
Thiago Brasileiro de Vasconcelos
Denise Maria Sá Machado
Teresa Maria da Silva Câmara
Marineide Meireles Nogueira
Vasco Pinheiro Diógenes Bastos

Resumo

Este trabalho objetiva analisar o perfil socioeconômico e as alterações mamárias em mulheres assistidas por um hospital público na cidade de Fortaleza/CE. Estudo descritivo, observacional, exploratório, transversal e com estratégia de dados quantitativos sendo realizado por meio da aplicação de um questionário estruturado. Avaliou-se 25 mulheres, cuja idade média foi de 20,96 ± 0,57 anos, sendo que 32% (n = 8) possuíam renda familiar de 1 salário mínimo; 40% (n = 10) viviam em uma união estável; 60% (n = 15) apresentavam nível de escolaridade com ensino médio completo ou incompleto, 56% (n = 14) realizaram de 3 a 5 consultas médicas no período pré-natal e nenhuma apresentou patologias mamárias. Pôde-se concluir que não foram adequadas as quantidades de consultas realizadas durante o período pré-natal, as mulheres pesquisadas eram adultas jovens, com grau de escolaridade de ensino médio e viviam em união estável.

Detalhes do artigo

Como Citar
Monte Bonfim, J., Brasileiro de Vasconcelos, T., Sá Machado, D. M., da Silva Câmara, T. M., Meireles Nogueira, M., & Pinheiro Diógenes Bastos, V. (2013). ESTUDO DAS ALTERAÇÕES MAMÁRIAS E DO PERFIL SOCIOECONÔMICO EM MULHERES ASSISTIDAS POR UM HOSPITAL PÚBLICO DE FORTALEZA/CE. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 6(4). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/136
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Joira Monte Bonfim

Fisioterapeuta graduada pelo Centro Universitário Estácio do Ceará.

Thiago Brasileiro de Vasconcelos

Fisioterapeuta, Mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará.

Denise Maria Sá Machado

Fisioterapeuta, Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal de Pernambuco, Professora do Centro Universitário Estácio do Ceará.

Teresa Maria da Silva Câmara

Fisioterapeuta, Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória pela Universidade de Fortaleza, Professora Assistente I do Centro Universitário Estácio do Ceará.

Marineide Meireles Nogueira

Fisioterapeuta, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Professora Adjunto III do Centro Universitário Estácio do Ceará.

Vasco Pinheiro Diógenes Bastos

Fisioterapeuta, Doutor em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará, Professor Titular do Centro Universitário Estácio do Ceará.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)