PREVALÊNCIA DE DISTÚRBIOS TRAUMATO-ORTOPÉDICOS E REUMATOLÓGICOS ATENDIDOS NA FISIOTERAPIA PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE EM UM MUNICÍPIO DO MEIO OESTE DE SANTA CATARINA

Conteúdo do artigo principal

Keilla Karloh
Michelli Vitória Silvestre
Gilmar Moraes Santos

Resumo

O objetivo deste estudo foiidentificar os distúrbiostraumato-ortopédicos e reumatológicos atendidos pela Fisioterapia noSistema Único de Saúde)no município de Herval D’Oeste. Trata-se depesquisa descritiva documental, aplicada, quantitativae retrospectiva. Apopulação foi composta por pacientes atendidos pelo SUS em uma clínica contratualizada pela prefeitura municipal, com uma amostra de 480 pacientes atendidos entre janeiro a dezembro de 2013, incluindo apenas as requisições relacionadas com este estudo. Constatou-se maior prevalênciade acometimento em joelho, ombro e coluna, com predominância do sexo feminino. A maioria dos pacientes utilizava apenas uma requisição, correspondendo a oito atendimentos. Este estudo serviu de subsídio para conhecimento dos dados para aperfeiçoar o atendimento à demanda de pacientes, conforme necessidade do município, tornando-o mais eficaz.

Detalhes do artigo

Como Citar
Karloh, K., Silvestre, M. V., & Santos, G. M. (2015). PREVALÊNCIA DE DISTÚRBIOS TRAUMATO-ORTOPÉDICOS E REUMATOLÓGICOS ATENDIDOS NA FISIOTERAPIA PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE EM UM MUNICÍPIO DO MEIO OESTE DE SANTA CATARINA. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 8(1). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/131
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Keilla Karloh

Fisioterapeuta da Clínica de Fisioterapia Fisiovida Akqua. Pós-Graduadaem Gestão em Saúde do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC), Florianópolis-SC, Brasil.

Michelli Vitória Silvestre

Fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Florianópolis-SC. Professora orientadora do Curso de Especialização em Gestão em Saúde do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC), Florianópolis-SC, Brasil.

Gilmar Moraes Santos

Professor Associado do Departamento de Fisioterapia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Fisioterapiada Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis-SC. Brasil.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.