PREVALÊNCIA DE DISTÚRBIOS TRAUMATO-ORTOPÉDICOS E REUMATOLÓGICOS ATENDIDOS NA FISIOTERAPIA PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE EM UM MUNICÍPIO DO MEIO OESTE DE SANTA CATARINA

Autores

  • Keilla Karloh
  • Michelli Vitória Silvestre
  • Gilmar Moraes Santos

Palavras-chave:

Fisioterapia, SUS, Reabilitação

Resumo

O objetivo deste estudo foiidentificar os distúrbiostraumato-ortopédicos e reumatológicos atendidos pela Fisioterapia noSistema Único de Saúde)no município de Herval D’Oeste. Trata-se depesquisa descritiva documental, aplicada, quantitativae retrospectiva. Apopulação foi composta por pacientes atendidos pelo SUS em uma clínica contratualizada pela prefeitura municipal, com uma amostra de 480 pacientes atendidos entre janeiro a dezembro de 2013, incluindo apenas as requisições relacionadas com este estudo. Constatou-se maior prevalênciade acometimento em joelho, ombro e coluna, com predominância do sexo feminino. A maioria dos pacientes utilizava apenas uma requisição, correspondendo a oito atendimentos. Este estudo serviu de subsídio para conhecimento dos dados para aperfeiçoar o atendimento à demanda de pacientes, conforme necessidade do município, tornando-o mais eficaz.

Biografia do Autor

Keilla Karloh

Fisioterapeuta da Clínica de Fisioterapia Fisiovida Akqua. Pós-Graduadaem Gestão em Saúde do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC), Florianópolis-SC, Brasil.

Michelli Vitória Silvestre

Fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Florianópolis-SC. Professora orientadora do Curso de Especialização em Gestão em Saúde do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC), Florianópolis-SC, Brasil.

Gilmar Moraes Santos

Professor Associado do Departamento de Fisioterapia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Fisioterapiada Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis-SC. Brasil.

Publicado

30.04.2015

Como Citar

Karloh, K., Silvestre, M. V., & Santos, G. M. (2015). PREVALÊNCIA DE DISTÚRBIOS TRAUMATO-ORTOPÉDICOS E REUMATOLÓGICOS ATENDIDOS NA FISIOTERAPIA PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE EM UM MUNICÍPIO DO MEIO OESTE DE SANTA CATARINA. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 8(1). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/131