RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROCEDIMENTO DE SALA DE ESPERA EM UM CAPSAD

Autores

  • Rosina Forteski
  • Marisa Raduenz
  • Virginia Azevedo Reis Sachetti

Palavras-chave:

Saúde Pública, Psicologia, Drogadição

Resumo

Os Centros de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas são dispositivos de saúde pública nos quais a atenção oferecida é voltada para indivíduos que apresentam uso abusivo e/ou dependência de álcool e outras drogas. Este artigo deriva da etapa final da disciplina Estágio Básico VII. Nele objetivou-se descrever as possibilidades e limitações do uso do procedimento de Sala de Espera em um CAPSad como uma estratégia alternativa de acolhimento e psicoeducação dos usuários neste dispositivo de saúde. Para tanto se realizou uma análise qualitativa da intervenção registrada em um diário de campo. Os resultados sugerem que o procedimento pode ser uma extensão terapêutica despretensiosa para o atendimento e a promoção de saúde. Foi possível concluir que o procedimento de Sala de Espera oferece importantes condições de escuta, acolhimento e psicoeducação desde que a sua função e a extensão ética da sua operacionalização sejam discutidas periodicamente pela equipe de saúde.

Biografia do Autor

Rosina Forteski

Psicóloga, mestranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Marisa Raduenz

Psicóloga, Mestre em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) e Professora do Curso de Psicologia da Fameg/Uniasselvi.

Virginia Azevedo Reis Sachetti

Psicóloga, Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Professora e Coordenadora do Curso de Psicologia da Fameg/Uniasselvi.

Publicado

30.09.2013

Como Citar

Forteski, R., Raduenz, M., & Azevedo Reis Sachetti, V. (2013). RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROCEDIMENTO DE SALA DE ESPERA EM UM CAPSAD. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 6(3). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/127