AVALIAÇÃO DA ROTULAGEM NUTRICIONAL E TEOR DE FIBRAS ALIMENTARES DE BARRAS DE CEREAIS

Autores

  • Andressa Mayra Sousa
  • Eduarda Emanuela Silva dos Santos
  • Lucicreres Araújo Medeiros
  • Maria do Socorro Rocha Melo e Peixoto

Palavras-chave:

Fibras na dieta, Composição de alimentos, Avaliação nutricional

Resumo

A demanda por alimentos nutritivos e seguros está crescendo mundialmente, os consumidores procuram por alimentos convenientes, práticos e saborosos que satisfaçam o apetite momentaneamente até a próxima refeição. Diante dessas premissas este trabalho teve como objetivo, realizar um estudo descritivo, prospectivo com abordagem quantitativa em supermercados no município de Campina Grande, PB, visando avaliar as barras de cereais comercializadas se estão em adequação a Resolução Nº 54/2012. O critério de seleção adotado para a análise dos rótulos das barras industrializadas foi à existência do produto na versão tradicional, a fim de garantir a fidedignidade da pesquisa, pois as barras da versão light e diet contêm maior teor de fibra alimentar devido à utilização de polidextrose em sua formulação. Foi observada a classificação adequada do teor de fibra alimentar, e se o consumo das mesmas contribui significativamente para atingir os valores da ingestão diária recomendada. Foram avaliados 20 rótulos de barras de cereais de marcas distintas. Após avaliação apenas 4 marcas estavam classificadas como fonte de fibras de acordo com a RDC nº 54 e, mesmo assim possuíam 13,6 g/dia do teor de fibra, valor este que está abaixo do recomendado. Diante dos resultados obtidos, fica evidente e imprescindível a leitura do rótulo dos alimentos a fim de identificar se a composição do produto é fidedigna à descrição. Entretanto observa-se que há necessidade de mais fiscalização, pelo órgão competente, no setor industrial para o cumprimento das legislações.

Biografia do Autor

Andressa Mayra Sousa

Graduação em Nutrição pela Universidade de Fortaleza-UNIFOR - Fortaleza-CE e Aluna do Programa de Pós-graduação em Nutrição Clínica e Estética do Instituto de Pesquisas Ensino e Gestão em Saúde.

Eduarda Emanuela Silva dos Santos

Graduação em Nutrição pela Faculdade Mauricio de Nassau - Campus Campina Grande-PB (2013). Título de Especialista em Saúde Pública pela Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão - FURNE (2014).

Lucicreres Araújo Medeiros

Graduação em Nutrição pela Faculdade Mauricio de Nassau - Campus Campina Grande-PB e Aluna do Programa de Pós-graduação em Nutrição Clínica e Estética do Instituto de Pesquisas Ensino e Gestão em Saúde.

Maria do Socorro Rocha Melo e Peixoto

Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual da Paraíba (1989). Título de Especialista em Análises Clínicas pela UEPB (1999). Título de mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (2003). Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2011). Atualmente é Bioquímica do Hospital Regional de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes. Professora titular da Universidade Estadual da Paraíba. Professora de Parasitologia da Faculdade Mauricio de Nassau, Campina Grande. Tem experiência na área de Farmácia e em Bioanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: Enteroparasitoses, Saúde e meio ambiente.

Publicado

30.04.2015

Como Citar

Sousa, A. M., Santos, E. E. S. dos, Medeiros, L. A., & Melo e Peixoto, M. do S. R. (2015). AVALIAÇÃO DA ROTULAGEM NUTRICIONAL E TEOR DE FIBRAS ALIMENTARES DE BARRAS DE CEREAIS. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 8(1). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/123

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)