INVESTIGAÇÃO CLÍNICA EM CRIANÇAS PARA UTILIZAÇÃO DO MELADO DE SORGO SACARINO NA ANEMIA FERROPRIVA

Autores

  • Eduarda Emanuela Silva dos Santos
  • Lucicreres Araújo Medeiros
  • Maria do Socorro Rocha Melo e Peixoto

Palavras-chave:

Deficiência de ferro, Investigação, Anemia ferropriva, Suplementação

Resumo

Este estudo teve como objetivo, realizar uma investigação clínica em crianças de uma escola pública no município de Campina Grande, PB, visando à utilização do melaço de sorgo sacarino como suplemento nutricional no combate deficiência de ferro e anemia ferropriva. Participaram do estudo 32 crianças de ambos os sexos, com idade entre 4 a 8 anos. Foram avaliados o estado nutricional, os exames laboratoriais e as medidas antropométricas, Nos resultados não foi encontrada criança com anemia ferropriva, não sendo necessária, portanto a suplementação, sugerindo que as estratégias de controle adotadas pelos programas governamentais se têm demonstrado bastante eficazes.

Biografia do Autor

Eduarda Emanuela Silva dos Santos

Graduação em Nutrição pela Faculdade Mauricio de Nassau - Campus Campina Grande-PB e Aluna do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública pela Fundação Universitária de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e Extensão.

Lucicreres Araújo Medeiros

Graduação em Nutrição pela Faculdade Mauricio de Nassau - Campus Campina Grande-PB.

Maria do Socorro Rocha Melo e Peixoto

Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual da Paraíba (1989). Título de Especialista em Análises Clínicas pela UEPB(1999). Título de mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (2003). Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2011). Atualmente é Bioquímica do Hospital Regional de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes. Professora titular da Universidade Estadual da Paraíba. Professora de Parasitologia da Faculdade Mauricio de Nassau, Campina Grande. Tem experiência na área de Farmácia e em Bioanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: Enteroparasitoses, Saúde e meio ambiente.

Publicado

31.08.2014

Como Citar

Santos, E. E. S. dos, Medeiros, L. A., & Melo e Peixoto, M. do S. R. (2014). INVESTIGAÇÃO CLÍNICA EM CRIANÇAS PARA UTILIZAÇÃO DO MELADO DE SORGO SACARINO NA ANEMIA FERROPRIVA. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 7(2). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/105

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)