PERFIL CLÍNICO E LABORATORIAL DE PACIENTES COM SEPSE, SEPSE GRAVE E CHOQUE SÉPTICO ADMITIDOS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Autores

  • Lorenna Landim Farias
  • Francisco Marto Leal Pinheiro Júnior
  • Andrea Stopiglia Guedes Braide
  • Christiane Luck Macieira
  • Maria Valdeleda Uchoa Moraes Araújo
  • Márcia Cardinalle Correia Viana
  • José Walter Correia

Palavras-chave:

Sepse, Choque séptico, Síndrome de resposta inflamatória sistêmica

Resumo

A sepse, sepse grave e choque séptico são as principais causas de mortalidade nas Unidades de Terapia Intensiva. Objetivou-se traçar o perfil clínico e laboratorial de pacientes com sepse, sepse grave e choque séptico admitidos em uma unidade de terapia intensiva. Os pacientes com diagnóstico de sepse foram avaliados no 1º, 3º e 5º dias de internação e reavaliados ao final da internação para definição do desfecho clínico. Analisou-se a evolução clínica, alterações hemodinâmicas, disfunções orgânicas (através da Sepsis Related Organ Failure - SOFA), etiologia e tempo de permanência. A amostra constou de 46 pacientes e 17 com sepse, 10 com sepse grave e 19 com choque séptico. A acidose metabólica, plaquetopenia e leucocitose foram as principais alterações laboratoriais detectadas, a disfunção respiratória foi a mais prevalente. Quanto ao desfecho do internamento 25 pacientes evoluíram ao óbito. Recomenda-se aprofundamento sobre o mecanismo de atuação da sepse, além de uma equipe multidisciplinar capacitada para abordar esses pacientes e elaborar protocolos de tratamento cada vez mais efetivos.

Biografia do Autor

Lorenna Landim Farias

Especialista em fisioterapia na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, pediatria e adulto. Fisioterapeuta do Hospital Geral César Cal’s.

Francisco Marto Leal Pinheiro Júnior

Fisioterapeuta. Mestrando em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará.

Andrea Stopiglia Guedes Braide

Mestre em Saúde Coletiva. Fisioterapeuta do Serviço de Reabilitação Cardiovascular. Docente do Centro Universitário Christus-UNICHRISTUS.

Christiane Luck Macieira

Especialista em Fisioterapia cardiorespiratória.Fisioterapeuta do Hospital Distrital Gongaga Mota. Docente do Centro Universitário Christus - UNICHRISTUS.

Maria Valdeleda Uchoa Moraes Araújo

Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente.Fisioterapeuta do Hospital Geral César Cal’s. Docente do Centro Universitário Christus-UNICHRISTUS.

Márcia Cardinalle Correia Viana

Mestre em Saúde Pública. Fisioterapeuta do Hospital Geral César Cal’s. Docente do Centro Universitário Christus-UNICHRISTUS.

José Walter Correia

Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará;Médico do Hospital Geral César Cal's ; Médico Preceptor do Internato e Residência Médica do Hospital Geral César Cal's.

Publicado

30.09.2013

Como Citar

Landim Farias, L., Marto Leal Pinheiro Júnior, F., Stopiglia Guedes Braide, A., Luck Macieira, C., Valdeleda Uchoa Moraes Araújo, M., Cardinalle Correia Viana, M., & Correia, J. W. (2013). PERFIL CLÍNICO E LABORATORIAL DE PACIENTES COM SEPSE, SEPSE GRAVE E CHOQUE SÉPTICO ADMITIDOS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 6(3). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/122

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)