SAÚDE DA MULHER E O CONTROLE SOCIAL NO BRASIL EM TEMPOS DE NEOLIBERALISMO

Autores

  • Clair Castilhos Coelho

Palavras-chave:

Saúde da mulher, Neoliberalismo, Capitalismo, Políticas Públicas de Saúde, SUS

Resumo

O presente artigo reúne um conjunto de reflexões sobre o domínio da etapa neoliberal do capitalismo no Brasil. Esta fase ocorreu no país principalmente a partir do governo Collor o que coincide com a implantação do Sistema Único de Saúde. A partir da análise do debate ideológico e do uso das palavras, como disfarce, foi evidenciada a influência sobre a implementação do SUS. Também foi ressaltada a consolidação da ditadura do capital, o enfraquecimento do debate e da argumentação necessária ao exercício do controle social, assim como a hegemonia do pensamento neoliberal sobre as políticas públicas. Como exemplo concreto é examinado o perfil da saúde da mulher, mortalidade materna e aborto à luz das políticas de atenção integral à saúde da mulher.

Biografia do Autor

Clair Castilhos Coelho

Mestre em Saúde Pública, Professora Adjunta IV, Departamento de Saúde Pública da UFSC. Conselheira do Conselho Nacional de Saúde. Coordenadora da Comissão Intersetorial da Saúde da Mulher no Conselho Nacional de Saúde. Integrante do Conselho Diretor da Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos.

Publicado

30.06.2008

Como Citar

Castilhos Coelho, C. (2008). SAÚDE DA MULHER E O CONTROLE SOCIAL NO BRASIL EM TEMPOS DE NEOLIBERALISMO. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 1(1). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/12