PERCEPÇÃO CORPORAL E CAPACIDADE PSICOMOTORA DE ESCOLARES

Autores

  • Elenilton Correia de Souza
  • Tathiany Rezende de Moura
  • Ana Paula de Lima Ferreira

Palavras-chave:

Percepção, Crianças, Habilidades motoras

Resumo

O objetivo desse estudo foi avaliar a percepção corporal e desenvolvimento psicomotor de estudantes. Foram envolvidos 25 escolares de ambos os gêneros, faixa etária de 6 a 8 anos. A percepção corporal foi avaliada por meio do Protocolo de Askevold e o desempenho de práticas psicomotoras foi analisado pelo Protocolo de Teste Psicomotor de Fonseca (1995) e teste de Fukuda. Neste estudo verificou-se que a percepção corporal foi influenciada por comportamentos motores como engatinhar e sentar e pelas praxias. Além disso foi observado que as repostas psicomotoras diferem entre os gêneros, possivelmente pelas diferentes formas de comportamento motor em algumas atividades envolvendo meninos e meninas.

Biografia do Autor

Elenilton Correia de Souza

Fisioterapeuta, Mestrando do programa de pós-graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe – UFS.

Tathiany Rezende de Moura

Fisioterapeuta. Departamento de Fisioterapia. Universidade Federal de Sergipe – UFS.

Ana Paula de Lima Ferreira

Fisioterapeuta, Docente da UFS, Especialista em Fisioterapia Traumato-ortopédica COFFITO, Mestre em Nutrição UFPE, Doutora em Ciências da Saúde, UFS.

Publicado

31.12.2014

Como Citar

Souza, E. C. de, Moura, T. R. de, & Ferreira, A. P. de L. (2014). PERCEPÇÃO CORPORAL E CAPACIDADE PSICOMOTORA DE ESCOLARES. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 7(3). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/116