INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS ALTAS EM ADULTOS USUÁRIOS DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ

Autores

  • Giliardi Luís Mezzomo
  • Eduardo Cargnin
  • Leda Das Neves Almeida Sandrin

Palavras-chave:

Doenças respiratórias, Infecções respiratórias, Antibioticoprofilaxia

Resumo

Sintomas respiratórios estão entre as principais causas de procura por atendimento médico em adultos, representando cerca de 20% das consultas aos clínicos gerais. As infecções respiratórias altas são responsáveis por 38% das causas de queixas que envolvem o aparelho respiratório. Mais de 50% dos episódios de infecções respiratórias altas são tratados com antibióticos. Portanto, este artigo objetiva identificar a prevalência de doenças respiratórias em adultos em uma Unidade Básica de Saúde e a conduta adotada pelos profissionais médicos em relação ao diagnóstico de doença respiratória. Foi observada a prevalência de doenças respiratórias em adultos em uma Unidade Básica de Saúde e a conduta adotada pelos profissionais em relação ao diagnóstico da doença respiratória. A coleta de dados foi realizada através de verificação de prontuários, identificando como variáveis o sexo, a idade e o mês do ano. Também foram identificados sinais, sintomas e diagnósticos de doenças respiratórias. Como resultado constatou-se que a prevalência de doenças respiratórias foi de 9,54%. O diagnóstico mais comum foi infecção respiratória alta, presente em 33,33% das consultas por doenças respiratórias. O sexo feminino esteve presente em 66,67% das queixas respiratórias. A faixa etária entre 25 a 44 anos teve uma prevalência de 42,85%. O mês de maio mostrou uma prevalência de 19,04%. A conduta mais adotada pelos profissionais foi a prescrição de antibióticos em 42,85% das consultas por doença respiratória. O antibiótico mais prescrito foi a amoxicilina em 66,67% dos casos. Conclui-se que as doenças respiratórias tiveram uma elevada prevalência entre os adultos nos atendimentos gerais na Unidade Básica de Saúde. Dentre as doenças respiratórias, infecção respiratória alta representou um elevado índice de prevalência. O sexo feminino foi responsável pela maioria das consultas por doenças respiratórias. A faixa etária de 25 a 44 anos apresentou elevada prevalência de doenças respiratórias, que ocorreram principalmente no inverno. A prescrição de antibióticos para doenças respiratórias na Unidade Básica de Saúde foi elevada e concordante com a literatura em geral.

Biografia do Autor

Giliardi Luís Mezzomo

Graduação no curso de Medicina pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó.

Eduardo Cargnin

Graduação no curso de Medicina pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó.

Leda Das Neves Almeida Sandrin

Graduação em medicina pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Especialização em Alergia Clínica pela Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia. Residência Médica em Clínica Médica com concentração nas áreas de alergia e imunologia Clínica. Hospital do Servidor Público estadual Francisco Morato de Oliveira. Doutorado em andamento pela Universidade de São Paulo (USP).

Publicado

31.08.2014

Como Citar

Mezzomo, G. L., Cargnin, E., & Sandrin, L. D. N. A. (2014). INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS ALTAS EM ADULTOS USUÁRIOS DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ . Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 7(2). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/104