REDE INTERAGENCIAL DE INFORMAÇÕES PARA A SAÚDE EM SANTA CATARINA: AVANÇOS E PERSPECTIVAS DA INFORMAÇÃO EM SAÚDE NO ESTADO

Autores

  • Heloisa Côrtes Gallotti Peixoto
  • Sônia Maria Machado de Souza

Palavras-chave:

Gestão em Saúde, Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação, Sistema Nacional de Informação em Saúde, RIPSA

Resumo

O objetivo do texto é contextualizar o surgimento e a evolução do Sistema de Informação em Saúde no país, apontando as principais limitações e avanços observados ao longo das últimas três décadas. Apresenta a Rede Interagencial de Informações para a Saúde como alternativa para melhorar a qualidade da informação e estimular o seu uso no processo de gestão em saúde, a partir da atuação intersetorial de instituições envolvidas. Identifica a adesão do estado de Santa Catarina à metodologia RIPSA como estratégia para avançar no processo de qualificação e disseminação da informação em saúde e a Revista de Saúde Pública como um importante elo na rede do estado.

Biografia do Autor

Heloisa Côrtes Gallotti Peixoto

Mestre em Saúde Pública. Técnica da Gerência de Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.

Sônia Maria Machado de Souza

Especialista em Políticas Públicas. Gerente de Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.

Publicado

30.06.2008

Como Citar

Côrtes Gallotti Peixoto, H., & Machado de Souza, S. M. (2008). REDE INTERAGENCIAL DE INFORMAÇÕES PARA A SAÚDE EM SANTA CATARINA: AVANÇOS E PERSPECTIVAS DA INFORMAÇÃO EM SAÚDE NO ESTADO. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 1(1). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/11