PERFIL DAS INTOXICAÇÕES MEDICAMENTOSAS NO ESTADO DE SANTA CATARINA

Autores

  • Paulo Emilio Feuser

Palavras-chave:

Toxicologia, Intoxicação, Medicamentos

Resumo

Os medicamentos estão entre as principias causas de intoxicação no Brasil, ficando atrás apenas dos acidentes com animais peçonhentos. O objetivo deste estudo foi analisar o perfil e as principais circunstâncias de intoxicação por medicamentos no Estado de Santa Catarina, no período de 2005 a 2011, totalizando 14.318 intoxicações por medicamentos. Como base de dados utilizou-se o Centro de Informação Toxicológica de Santa Catarina. A partir deste estudo pode se verificar que com o passar dos anos houve um aumento gradativo nas intoxicações medicamentosas. Dentre as circunstancias que mais se destacam é a tentativa de suicídio totalizando cerca de 65%. As crianças com faixa etária de 1 a 4 anos representa 25% das intoxicações sendo que estas intoxicações são predominantemente acidentais. O perfil das intoxicações no sexo feminino totaliza 70% das intoxicações e destaca se como principal circunstância a tentativa de suicido. Contudo pode-se concluir que o sexo feminino e crianças na faixa etária de 1 a 4 anos são aquelas que mais sofrem com as intoxicações que se relaciona com o seu uso proposital e acidental respectivamente.

Biografia do Autor

Paulo Emilio Feuser

Graduação em Farmácia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Habilitação em indústria e
especialização em Tecnologia Industrial Farmacêutica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorando em Engenharia Química na Universidade Federal de Santa Catarina. Dedica-se principalmente ao estudo dos seguintes temas: desenvolvimentos de novas formulações farmacêutica (drugs delivery), analise e controle de qualidade de novas formulações farmacêutica e validação de metodologia analítica.

Publicado

30.06.2013

Como Citar

Feuser, P. E. (2013). PERFIL DAS INTOXICAÇÕES MEDICAMENTOSAS NO ESTADO DE SANTA CATARINA. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 6(2). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/96