COMPREENSÃO DA REGIONALIZAÇÃO DO SISTEMA DE SAÚDE NO GRANDE ABC PAULISTA

Autores

  • Edson Coutinho da Silva

Palavras-chave:

Regionalização, Equidade em saúde, Saúde pública, Equidade

Resumo

De acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde, o termo regionalização implica na garantia de acesso aos usuários deste Sistema a serviços de qualidade, ao menor custo social, econômico e sanitário possível. O sistema recompõe uma escala adequada à organização dos serviços de saúde ao agregar, em um sistema cooperativo, um conjunto de municípios. Este artigo se propõe compreender o sistema regional de saúde do Grande ABC a partir da implementação dos Departamentos Regionais de Saúde. Para tanto, definiu-se este estudo como sendo descritivo e de caso, onde foram realizadas 19 entrevistas, e os dados foram analisados qualitativamente. Pode-se adiantar que os gestores de saúde do Grande ABC Paulista vêm vivenciando grandes dificuldades em operacionalizar o sistema da maneira idealizada pelo Ministério da Saúde, devido a três grandes questões: “rixas” municipais; determinação da demanda com base em serviços; e ausência de governança. Assim sendo, fica difícil imaginar um “SUS para todos”, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde.

Biografia do Autor

Edson Coutinho da Silva

Professor do Curso de Administração do Centro Universitário da FEI; Pós-Doutorando em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP); Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); e Mestre em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Publicado

30.04.2014

Como Citar

Silva, E. C. da. (2014). COMPREENSÃO DA REGIONALIZAÇÃO DO SISTEMA DE SAÚDE NO GRANDE ABC PAULISTA. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 7(1). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/84