ASSISTÊNCIA E CONDIÇÕES DE SAÚDE NAS PRISÕES DE SANTA CATARINA, BRASIL

Autores

  • Fernando Balvedi Damas

Palavras-chave:

Prisões, Prisioneiros, Saúde pública, Sistema Prisional

Resumo

Objetivos: Este estudo analisa as condições das unidades prisionais do estado de Santa Catarina e da aplicação das políticas de saúde voltadas para o sistema prisional. Métodos: Estudo qualitativo, transversal, descritivo-observacional. Uma amostra representativa das unidades prisionais foi submetida à análise observacional (observação-participante), e foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com os administradores destas unidades para análise de discurso. Resultados: A precariedade das unidades prisionais de Santa Catarina evidencia a má aplicação das políticas de saúde no sistema carcerário. A superlotação, infraestrutura precária e deficit em recursos humanos estão relacionados a problemas de saúde nas prisões, principalmente, HIV, tuberculose e outras doenças infecciosas, doenças respiratórias, dermatoses e transtornos mentais. A desassistência na saúde compromete a segurança da unidade prisional e da sociedade. Conclusão: A ressocialização dos detentos é indissociável das condições de saúde nas prisões. Esta pesquisa mostra como o entendimento de saúde pública e coletiva está intimamente relacionado com o sistema prisional: enquanto os direitos dos detentos foram negligenciados, toda a sociedade sofre com as consequências.

Biografia do Autor

Fernando Balvedi Damas

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2005. Especialização em Psiquiatria pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) em 2008. Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2011. Médico Psiquiatra da Secretaria do Estado da Saúde de Santa Catarina. Membro do grupo condutor da Rede de Atenção Psicossocial de Santa Catarina.

Publicado

31.08.2012

Como Citar

Damas, F. B. (2012). ASSISTÊNCIA E CONDIÇÕES DE SAÚDE NAS PRISÕES DE SANTA CATARINA, BRASIL. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 5(3). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/77