A RELAÇÃO E A INTERAÇÃO DOS USUÁRIOS DO SERVIÇO DE SAÚDE DE UM MUNICÍPIO DE PEQUENO PORTE DO ESTADO DE SANTA CATARINA COM AS MEDICAÇÕES PSICOTRÓPICAS

Autores

  • Maria Luiza Zapelini
  • Sérgio Luiz Sanceverino

Palavras-chave:

Psicotrópicos, Saúde mental, Participação familiar

Resumo

Esta pesquisa visou compreender a forma como os usuários da saúde mental, os quais são atendidos no ambulatório de psicologia do município de Tijucas interagiam com as medicações que lhes eram prescritas pelos especialistas da área clínica. Teve como objetivo geral a identificação, a relação e a interação dos pacientes atendidos na Unidade de Atenção Básica do município de Tijucas, com as medicações psicotrópicas. Esta pesquisa é de caráter qualitativo, onde somente foram convocados os usuários acima de 18 anos e com mais de dois anos de tratamento ambulatorial. Os usuários foram entrevistados com o auxílio de um questionário, com perguntas já previamente elaboradas e também utilizou-se na coleta de dados um gravador de voz que auxiliou na apreensão das respostas dos entrevistados de forma mais fidedigna. Esta pesquisa teve por finalidade observar a existência do uso descontrolado e desinformado dessas medicações psicotrópicas, alertando aos pacientes juntamente aos seus familiares da necessidade de um controle das mesmas e de visitas periódicas ao clínico de referência para seu tratamento. Como resultados observou-se que 57% procuraram o serviço, pois não tinham mais vontade de viver, 100% foram medicados na primeira consulta, 100% acreditam que sem a medicação não conseguirão melhorar. Foi proposto ao município como intervenção a elaboração de um grupo terapêutico para auxiliar tanto aos usuários quanto aos familiares sobre esse tema aqui levantado.

Biografia do Autor

Maria Luiza Zapelini

Psicóloga graduada pela Universidade do Sul de Santa Catarina em 2005. Especialista em Dependência Química pela Universidade de Buenos Aires - UBA 2007 e Especialista em Saúde Mental pela Escola de Saúde Pública de Santa Catarina em 2011.

Sérgio Luiz Sanceverino

Enfermeiro graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1984 e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Sul de Santa Catarina em 2003. Professor da Universidade do Sul de Santa Catarina e efetivo do Governo do Estado de Santa Catarina.

Publicado

31.08.2012

Como Citar

Zapelini, M. L., & Sanceverino, S. L. (2012). A RELAÇÃO E A INTERAÇÃO DOS USUÁRIOS DO SERVIÇO DE SAÚDE DE UM MUNICÍPIO DE PEQUENO PORTE DO ESTADO DE SANTA CATARINA COM AS MEDICAÇÕES PSICOTRÓPICAS. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 5(3). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/74