ENVOLVIMENTO DE CLIENTES COM DIFERENTES FORMAS DE VIOLÊNCIA EM UM SERVIÇO DE TELEATENDIMENTO PARA DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Autores

  • Cássio Andrade Machado
  • Tais Moreira
  • Maristela Ferigolo
  • Margareth Oliveira
  • Helena Maria Tannhauser Barros

Palavras-chave:

Telemedicina, Drogas, Violência

Resumo

O uso de drogas e os atos de violência encontram-se relacionados frequentemente na literatura. O objetivo do estudo foi analisar as diferentes naturezas da violência descritas nos protocolos de atendimento do serviço de teleatendimento para usuários de Drogas (VIVAVOZ). Foram analisados todos os protocolos, provenientes dos atendimentos entre os anos de 2005 e 2010. Os dados levantados foram resgatados e posteriormente montado um banco de dados para análise no programa SPSS 19.0. Para análise univariada as variáveis foram descritas por números absolutos. Quanto aos relatos de violência, 44,8% deles foram descritos pelas próprias vítimas e 51,7% foram relatos de violência verbal. Frente aos protocolos analisados verificou-se uma necessidade de maior padronização ao que se refere a produção de conhecimentos sólidos acerca da relação violência e uso de substâncias.

Biografia do Autor

Cássio Andrade Machado

Graduação em Psicologia pela PUCRS, estudante de Psicologia Licenciatura (UFRGS) e Supervisor do Serviço Nacional de Orientações e Informações sobre a Prevenção ao Uso Indevido de Drogas – VIVAVOZ.

Tais Moreira

Graduação em Fonoaudiologia pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura. Mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Doutoranda em Ciências Médicas pela UFCSPA.

Maristela Ferigolo

Graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Graduação em Tecnologia de Alimentos (UFSM) e Análises Clínicas (UFSM-1992); Mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Farmacêutica-bioquímica da UFCSPA e Coordenadora do Serviço Nacional de Orientações e Informações sobre a Prevenção ao Uso Indevido de Drogas – VIVAVOZ.

Margareth Oliveira

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo. Pós-Doutorado na University of Maryland Baltimore County (UMBC-US). Professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Professora do Programa de Pos Graduação em Psicologia da PUCRS, coordenadora do Grupo de Pesquisa Avaliação e Tratamento em Psicoterapia Cognitiva e comportamental. Representante da Faculdade de Psicologia no Comitê de Ética da PUCRS.

Helena Maria Tannhauser Barros

Graduação em Medicina pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Neuropsicofarmacologia pela Universidade Federal do Estado de São Paulo. Professora titular de Farmacologia Básica e Clínica e do Curso de Pós-Graduação em Ciências Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Publicado

31.08.2012

Como Citar

Machado, C. A., Moreira, T., Ferigolo, M., Oliveira, M., & Barros, H. M. T. (2012). ENVOLVIMENTO DE CLIENTES COM DIFERENTES FORMAS DE VIOLÊNCIA EM UM SERVIÇO DE TELEATENDIMENTO PARA DEPENDÊNCIA QUÍMICA. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 5(2). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/67