REVISÃO SOBRE OS BENEFÍCIOS E AS CONTROVÉRSIAS DA DIETA DO RECÉM-NASCIDO PRÉ-TERMO

Autores

  • Franciele Ballestreri
  • Silvania Moraes Bottaro

Palavras-chave:

Nutrição Infantil, Métodos de Alimentação, Recém-nascido Prematuro, Aleitamento Materno

Resumo

O presente artigo aborda os benefícios e controvérsias emergentes da dieta do recém-nascido prétermo, por meio do leite materno, leite materno fortificado e o uso somente de fórmulas especiais. Relata também os efeitos de diferentes condutas alimentares no crescimento e desenvolvimento da criança. Trata-se de uma revisão de literatura, retrospectiva, entre 1995 e 2007, de artigos científicos identificados por meio de busca na base de dados em periódicos nacionais e internacionais. A busca bibliográfica resultou em 38 artigos. Destes, após analisados, foram considerados na pesquisa 30 estudos. Conclui-se que do ponto de vista nutricional o leite materno como o melhor alimento a ser oferecido para a criança prematura, mas do ponto de vista clínico é importante a realização de estudos que estabeleçam adequadamente a relação do potencial nutricional com o crescimento e desenvolvimento do prematuro.

Biografia do Autor

Franciele Ballestreri

Graduação em Nutrição pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande Sul.

Silvania Moraes Bottaro

Doutorado em Ciências da Saúde; Professora do Curso Nutrição na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande Sul.

Publicado

31.12.2010

Como Citar

Ballestreri, F., & Moraes Bottaro, S. (2010). REVISÃO SOBRE OS BENEFÍCIOS E AS CONTROVÉRSIAS DA DIETA DO RECÉM-NASCIDO PRÉ-TERMO. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 3(2). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/31