SAÚDE BUCAL DOS IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS EM TERESINA

Autores

  • Cíntia Raquel Ferreira e Silva
  • Flávia Ennes Dourado Ferro

Palavras-chave:

Instituição de longa permanência para idosos, Saúde bucal, Saúde do idoso, Inquéritos epidemiológicos

Resumo

O processo de envelhecimento populacional é crescente no Brasil e representa um desafio tanto à sociedade como para os sistemas de saúde. É necessário um planejamento de políticas públicas voltadas à prevenção e controle das doenças bucais, visto que a presença de doenças bucais afeta diretamente na qualidade de vida do idoso. Neste contexto é importante que o idoso, sobretudo aqueles institucionalizados sejam merecedores de atenção odontológica adequada de sua saúde bucal, de forma que se conheçam os dados epidemiológicos deste grupo populacional. Este trabalho teve como objetivo avaliar a condição de saúde bucal dos idosos institucionalizados em Teresina. A coleta de dados foi realizada em duas instituições de acolhimento ao idoso, no período entre 22 setembro a 09 de dezembro de 2014. Foram analisados os índices de: CPO-D, Periodontal Comunitário e uso e/ ou necessidade de prótese. Os resultados demonstraram uma precária condição de saúde bucal desses idosos institucionalizados, representada por elevados índices de CPO-D, altas proporções de idosos edêntulos, doenças periodontais presentes e com necessidade do uso de próteses dentárias em uma elevada taxa da população estudada. Medidas de promoção e recuperação da saúde são necessárias nas instituições públicas e filantrópicas de longa permanência em Teresina-PI.

Biografia do Autor

Cíntia Raquel Ferreira e Silva

Acadêmica de Bacharelado em odontologia na Faculdade Integral Diferencial –FACID.

Flávia Ennes Dourado Ferro

Mestrado em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Piauí, Brasil(2010) Professor Titular da Faculdade Integral Diferencia.

Publicado

30.04.2016

Como Citar

Ferreira e Silva, C. R., & Ennes Dourado Ferro, F. (2016). SAÚDE BUCAL DOS IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS EM TERESINA. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 9(1). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/153