PLANTAS COM POTENCIAL ANTIBACTERIANO DA RELAÇÃO NACIONAL DE PLANTAS MEDICINAIS DE INTERESSE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Diorge Jônatas Marmitt
  • Claudete Rempel
  • Márcia Inês Goettert
  • Amanda do Couto e Silva

Palavras-chave:

Bactérias, Resistência à doença, Saúde

Resumo

Espécies de bactérias podem apresentar a capacidade genética de adquirir e transmitir resistência contra agentes antibacterianos, tornando-se multi-resistentes aos medicamentos disponíveis. Esta revisão sistemática objetivou quantificar os estudos clínicos que referem potencial terapêutico sobre doenças antibacterianas a partir do estudo de plantas constantes na Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao Sistema Único de Saúde publicados entre 2010 e fevereiro de 2013 em três bases de dados científicas (SciELO, Science Direct e Springer). Dos 21.357 artigos encontrados nas bases de dados, tal análise resultou na seleção de 19 estudos de interesse, com diferentes plantas da relação. Os resultados encontrados neste estudo contribuem para que sejam tratadas novas discussões sobre alternativas terapêuticas aos tratamentos convencionais de doenças bacterianas, empregando plantas como um adjuvante.

Biografia do Autor

Diorge Jônatas Marmitt

Graduado em Ciências Biológicas, licenciatura. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia – UNIVATES.

Claudete Rempel

Doutora em Ecologia – UFRGS. Docente do curso de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento – UNIVATES.

Márcia Inês Goettert

Doutora em Ciências Farmacêuticas - University of Tübingen. Docente e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia – UNIVATES.

Amanda do Couto e Silva

Acadêmica do curso de Biomedicina - UNIVATES.

Publicado

31.08.2015

Como Citar

Marmitt, D. J., Rempel, C., Goettert, M. I., & Couto e Silva, A. do. (2015). PLANTAS COM POTENCIAL ANTIBACTERIANO DA RELAÇÃO NACIONAL DE PLANTAS MEDICINAIS DE INTERESSE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 8(2). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/148