ESTRESSE OCUPACIONAL E QUALIDADE DE VIDA DE PROFISSIONAIS DA LIMPEZA URBANA

Autores

  • Valéria Lira de Sousa
  • Aurea Luzia Carvalho Fernandes
  • André Luiz Dantas Bezerra
  • Elicarlos Marques Nunes
  • Milena Nunes Alves de Souza

Palavras-chave:

Trabalho, Limpeza urbana, Esgotamento profissional, Qualidade de vida

Resumo

Objetivou-se avaliar a presença de estresse ocupacional e o nível de qualidade de vida entre os profissionais da limpeza urbana de município do alto sertão da Paraíba. Foi desenvolvido estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa, realizado em Uiraúna-PB com 100% da população de garis locais. Os dados foram coletados após aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da Faculdade Santa Maria, nº do Parecer 781.661, a partir dos instrumentos validados Job Stress Scale (JSS) e World Health Organization Quality of Life – Bref (WHOQOL-Bref). Os dados foram analisados mediante estatística descritiva e inferencial. Para comparar a qualidade de vida e o estresse no trabalho entre os grupos por tempo de trabalho empregou-se o teste de Kruskal Wallis com test post hoc de Bonferroni. Quanto aos resultados, foi possível perceber que o nível de qualidade de vida geral estava afetado entre os agentes de limpeza urbana avaliados e que entre os domínios com comprometimento, o fator psicológico e físico foram os mais ressaltados. Na avaliação do estresse ocupacional, o controle sobre o trabalho e apoio social apresentaram os melhores escores, embora o nível geral de estresse apresenta-se alterado. Em se tratando da comparação da qualidade de vida e do estresse ocupacional em função do tempo de trabalho, apenas entre aqueles que atuavam no setor acima de 36 meses houve significativamente piora da qualidade de vida total quando comparado aos demais grupos. Pelos achados, concluiu-se que novos estudos precisam ser desenvolvidos, especialmente em função das limitações deste. Contudo, intervenções no campo da saúde do trabalhador da limpeza urbana carecem de implementação.

Biografia do Autor

Valéria Lira de Sousa

Enfermeira. Pós-graduanda em Enfermagem em Obstetrícia e Neonatologia pela Faculdade Santa Maria, Cajazeiras, Paraíba (PB), Brasil.

Aurea Luzia Carvalho Fernandes

Enfermeira. Pós-graduanda em Enfermagem em Dermatologia pela Faculdade Santa Maria, Cajazeiras, Paraíba (PB), Brasil.

André Luiz Dantas Bezerra

Enfermeiro e Cirurgião-Dentista, Especialista em Saúde da Família. Socorrista do SAMU de Ibiara, Paraíba (PB), Brasil. Pós-Graduando em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Faciais pelo Centro Universitário de João Pessoa, João Pessoa-PB, Brasil.

Elicarlos Marques Nunes

Enfermeiro. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, Brasil. Docente nas Faculdades Integradas de Patos, Patos, Paraíba (PB), Brasil.

Milena Nunes Alves de Souza

Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde. Doutora em Promoção de Saúde. Pós-Doutoranda em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca-SP, Brasil. Docente na Faculdade Santa Maria, Cajazeiras-PB e nas Faculdades Integradas de Patos, Patos-PB, Brasil.

Publicado

31.08.2015

Como Citar

Sousa, V. L. de, Fernandes, A. L. C., Bezerra, A. L. D., Nunes, E. M., & Souza, M. N. A. de. (2015). ESTRESSE OCUPACIONAL E QUALIDADE DE VIDA DE PROFISSIONAIS DA LIMPEZA URBANA. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 8(2). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/143