COMUNIDADES TERAPÊUTICAS E DEPENDÊNCIA QUÍMICA:

ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A VERSÃO DA MÍDIA

Autores

  • Vera Lúcia Azevedo Lima
  • Maria de Lourdes Souza
  • Tadeu Lemos
  • Alan Indio Serrano
  • Daniela Motink Agostini
  • Adriana Lima Pimenta

Palavras-chave:

Comunidade terapêutica, Transtornos relacionados ao uso de substâncias, Homicídio, Segurança pública

Resumo

Teve-se como objetivo analisar a perspectiva da mídia escrita sobre comunidades terapêuticas e dependência química, em notas de um jornal catarinense no período de 1º de janeiro de 2013 a 31 de julho de 2014. Foi utilizado como método o estudo exploratório e documental de natureza qualitativa. Das 574 edições do jornal, foram selecionadas 70 notas, que reportavam: homicídios, diretrizes públicas, prevenção do uso de drogas, segurança pública e tratamento de dependentes químicos. Os dados mostraram que as notícias enfatizadas foram homicídio e segurança pública em detrimento do tratamento de dependentes químicos e de comunidades terapêuticas. Com base nos resultados deste estudo, espera-se contribuir para a difusão de valores e a desmistificação de crenças e reforçar tendências na definição de políticas públicas

Biografia do Autor

Vera Lúcia Azevedo Lima

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Estágio de Pós Doutorado junto ao Projeto 174-2013 FAPEU. Docenteda Faculdade de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Instituto de Ciência da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil.

Maria de Lourdes Souza

Enfermeira, Doutora em Saúde Pública pela FSP-USP, Professora do PEN-UFSC, Presidente do Instituto REPENSUL, Coordenadora do Projeto Inovação na Atenção aos Dependentes de Substâncias Psicoativas no Estado de Santa Catarina.

Tadeu Lemos

Médico. Doutor em Neurociências, Pós-Doutor pelo Instituto Nacional de Políticas sobre Álcool e Drogas - UNIAD/UNIFESP, Docente do Departamento de Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Alan Indio Serrano

Médico, Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas pela UFSC. Docente de Psiquiatria do Curso de Medicina da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Pesquisador do Projeto 174-2013 FAPEU. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Daniela Motink Agostini

Psicóloga, Aluna do Curso de Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da UFSC, Bolsista do Projeto 174-2013 FAPEU. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Adriana Lima Pimenta

Socióloga. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Publicado

31.08.2015

Como Citar

Lima, V. L. A., Souza, M. de L., Lemos, T., Serrano, A. I., Agostini, D. M., & Pimenta, A. L. (2015). COMUNIDADES TERAPÊUTICAS E DEPENDÊNCIA QUÍMICA:: ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A VERSÃO DA MÍDIA. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 8(2). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/142