PROPORÇÃO DE BAIXO PESO AO NASCER NO BRASIL E REGIÕES BRASILEIRAS, SEGUNDO VARIÁVEIS SÓCIO-DEMOGRÁFICAS

Autores

  • Luana Gabriele Nilson
  • Deise Warmling
  • Mateus Santaella Vivaz Oliveira
  • Gisele Damian Antônio Gouveia

Palavras-chave:

Recém-nascido de baixo peso, Cuidado pré-natal, Brasil

Resumo

Estudo epidemiológico transversal descritivo para comparar as proporções de Baixo Peso ao Nascer (BPN) em relação ao total de nascidos vivos segundo idade, escolaridade e cor de pele da mãe e número de consultas de pré-natal nas diferentes regiões brasileiras. Foram utilizados dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos de 2001 a 2010. Observou-se maior BPN em mulheres com idade ≤19 e ≥35 anos, pretas, de baixa escolaridade e com pré-natal insuficiente. A forte ocorrência de BPN no Brasil justifica a importância do estudo e a necessidade de novas pesquisas na área.

Biografia do Autor

Luana Gabriele Nilson

Enfermeira, Especialista em Saúde da Família, Mestre em Saúde Coletiva e Doutoranda em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina.

Deise Warmling

Nutricionista, Especialista em Saúde da Família, Mestre em Saúde Coletiva e Doutoranda em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mateus Santaella Vivaz Oliveira

Nutricionista, Mestre em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina.

Gisele Damian Antônio Gouveia

Farmacêutica, Doutora em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado

30.04.2015

Como Citar

Nilson, L. G., Warmling, D., Oliveira, M. S. V., & Gouveia, G. D. A. (2015). PROPORÇÃO DE BAIXO PESO AO NASCER NO BRASIL E REGIÕES BRASILEIRAS, SEGUNDO VARIÁVEIS SÓCIO-DEMOGRÁFICAS. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 8(1). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/133