O CUIDAR DE SI DE FEIRANTES COM HIPERTENSÃO ARTERIAL: O CASO DOS FEIRANTES DA CIDADE NOVA EM FEIRA DE SANTANA – BA

Autores

  • Samara Ribeiro Alves da Silva
  • Rita da Cruz Amorim
  • Aline Mota de Almeida

Palavras-chave:

Cuidados de saúde, Hipertensão, Trabalhadores informais

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar como os feirantes com Hipertensão Arterial Sistêmica da feira livre da Cidade Nova em Feira de Santana - Bahia – cuidam de si, descrevendo como os integrantes desse grupo populacional adotam nos seus processos de viver a partir da descoberta da Hipertensão Arterial Sistêmica. É um estudo qualitativo do tipo exploratório e descritivo, que utilizou dados primários mediante entrevista semiestruturada com 11 feirantes hipertensos que atuam na feira livre em estudo. Foram entrevistados 9 mulheres e 02 homens com idades entre 16 a 70 anos, tendo um tempo de atuação na feira de 1 a 20 anos. As mudanças nos hábitos de vida, principalmente a alimentação, uso do tratamento farmacológico e práticas populares são alguns dos cuidados de si após receber o diagnóstico da enfermidade pela maioria dos feirantes, apesar de possuírem um cotidiano permeado de dificuldades, desafios e adequações a rotina de trabalho, que repercute no modo de viver de cada um. Os feirantes não possuem a prática de frequentar o serviço de saúde de forma preventiva para evitar possíveis complicações decorrentes da Hipertensão Arterial Sistêmica. Percebe-se que eles sabem a importância da adesão aos modos de cuidar, mas alguns não o seguem por dificuldades encontradas no ambiente de trabalho, contudo outros desenvolvem táticas ao cuidar de si na rotina de trabalho. É preciso desenvolver ações de saúde no ambiente de trabalho desse grupo populacional para promover uma educação para o cuidar de si.

Biografia do Autor

Samara Ribeiro Alves da Silva

Enfermeira. Residente de Terapia Intensiva do Instituto Sócrates Guanaes. Pesquisadora do Núcleo Integrado de Pesquisas e Estudos sobre o Cuidar/Cuidado (Universidade Estadual de Feira de Santana- UEFS). Feira de Santana-Bahia-Brasil.

Rita da Cruz Amorim

Enfermeira. Especialista em Metodologia da Assistência em Enfermagem. Mestre em Ciências. Professora Assistente B do Curso de Graduação em Enfermagem da UEFS. Pesquisadora do Núcleo Integrado de Pesquisas e Estudos sobre o Cuidar/Cuidado (UEFS). Doutoranda do Programa de Família na Sociedade Contemporânea, Universidade Católica do Salvador (UCSal), na Linha de Pesquisa Família e Sociedade. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Família, (Auto)biografia e Poética (UCSal) e do Grupo Família, Saúde e Desenvolvimento Humano(UCSal). ). Feira de Santana-Bahia-Brasil.

Aline Mota de Almeida

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora Assistente B do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Assessora da Pró Reitoria de Graduação da UEFS. Pesquisadora do Núcleo Integrado de Pesquisas e Estudos sobre o Cuidar/Cuidado (UEFS). Feira de Santana-Bahia-Brasil.

Publicado

30.09.2013

Como Citar

Ribeiro Alves da Silva, S., da Cruz Amorim, R., & Mota de Almeida, A. (2013). O CUIDAR DE SI DE FEIRANTES COM HIPERTENSÃO ARTERIAL: O CASO DOS FEIRANTES DA CIDADE NOVA EM FEIRA DE SANTANA – BA. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 6(3). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/120