A INTERSETORIALIDADE E A AÇÃO ORGANIZACIONAL EM REDE:

UMA ABORDAGEM SOBRE OS CONSELHOS MUNICIPAIS INTERSETORIAIS

Autores

  • Deliana Dall’Orsoletta
  • Antônio Marcos Feliciano

Palavras-chave:

Administração em Saúde Pública, Conselhos Municipais de Saúde, Redes comunitárias de saúde

Resumo

O estudo teve como objetivo principal verificar a construção da intersetorialidade dentro de modelos de conselhos municipais intersetoriais. A intersetorialidade sendo a união entre diferentes setores em prol de um objetivo comum. E ainda relacionar a intersetorialidade dentro de redes organizacionais, como no caso da pesquisa, dentro da gestão pública em saúde, nos conselhos de saúde por exemplo. Como método de estudo a pesquisa bibliográfica mostrou-se a mais adequada aos objetivos do trabalho, além disso, utilizaram-se alguns estudos de casos sobre a temática. Com as experiências encontradas foi possível fazer um comparativo acerca de como estão se organizando em relação à intersetorialidade, constatando-se que cada local diverge quanto ao funcionamento intersetorial, além da divergência de modelos: conselhos intersetoriais, grupo intergestor, enfim cada local busca essa diferenciação conforme seus objetivos. Conclusivamente, foi possível constatar não há unicidade na adoção de modelos para a ação intersetorial, ou seja, não há um padrão estabelecido para a intersetorialidade. Além dessa, foi possível observar que a intersetorialidade oferece inúmeras contribuições às políticas públicas e à gestão pública, por permitir que os assuntos em pauta sejam aprofundados a partir de múltiplas constatações da realidade, além disso, que a intersetorialidade parece ser uma boa alternativa à redução de custos operacionais quando da implantação de projetos em diferentes instituições do poder público.

Biografia do Autor

Deliana Dall’Orsoletta

Especialista em Gestão Pública em Saúde pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC e graduada em Psicologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, Psicóloga da Secretaria do Estado da Administração de Santa Catarina.

Antônio Marcos Feliciano

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPG/EGC-UFSC). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPG/EGC-UFSC). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Curso de Pós-Graduação em Gestão em Saúde (UAB-IFSC) e do Curso de Gestão Pública (UAB-IFSC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Inovação em Ciência e Tecnologia – CNPq.

Publicado

31.08.2014

Como Citar

Dall’Orsoletta, D., & Feliciano, A. M. (2014). A INTERSETORIALIDADE E A AÇÃO ORGANIZACIONAL EM REDE:: UMA ABORDAGEM SOBRE OS CONSELHOS MUNICIPAIS INTERSETORIAIS. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 7(2). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/101