O DISPOSITIVO APOIO MATRICIAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE:

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA/PB

Autores

  • Carlos Alberto Severo Garcia Jr.
  • Paula Thais Avila do Nascimento

Palavras-chave:

Saúde da família, Atenção primária à saúde, Gestão em saúde, Equipe interdisciplinar de saúde

Resumo

O presente trabalho trata de um relato de experiência referente ao Apoio Matricial na Atenção Primária em Saúde no território de abrangência do Distrito Sanitário II no município de João Pessoa/PB, durante o ano de 2011. O Apoio Matricial tem por objetivo assegurar uma retaguarda especializada a Equipes e Trabalhadores encarregados da atenção aos problemas de saúde. Tal dispositivo pretende-se promotor de um cuidado integral, universal e equânime, princípios balizadores do Sistema Único de Saúde. Utilizou-se do método cartográfico para o delineamento da pesquisa, e por meio deste, procurou-se investigar os processos de produção de subjetividade que ocorreram no território analisado. O apoio matricial no município de João Pessoa/PB configura-se na inter-relação simultânea de Gestão e de Atenção sustentado por um coletivo de forças instituído, no qual as relações de poder e saber estabelecidas entre apoiadores e trabalhadores revela-se a partir dos encontros no cotidiano dos serviços. Diante da análise teórico-conceitual, associada à transversalidade do processo participativo-formativo, considera-se que o apoio matricial na atenção primária em saúde pode demonstrar-se como um dispositivo no fortalecimento de estratégias para ações de cuidado em saúde em processos de trabalhos instituídos, rivalizando por caminhos fendidos entre a burocratização das relações subjetivas e proposição da alteridade dos atores envolvidos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Severo Garcia Jr.

Psicólogo, Residência Integrada em Saúde (RIS/GHC) – Ênfase em Saúde Mental. Mestre em Educação (UFSM).

Paula Thais Avila do Nascimento

Médica graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Residência em Medicina de Família e Comunidade pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Porto Alegre-RS.

Publicado

31.08.2012

Como Citar

Garcia Jr., C. A. S., & Nascimento, P. T. A. do. (2012). O DISPOSITIVO APOIO MATRICIAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE:: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA/PB. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 5(2). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/71