EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PERSPECTIVA DA REDUÇÃO DE DANOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Lannuzya Veríssimo Oliveira
  • Laiane Felix Borges
  • Ana Rute De Oliveira Xavier
  • Maria Das Vitórias Silva
  • Pâmela Crislaine Pedrosa De Lima
  • Paola Costa Silva

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Usuário de Drogas, Equipe de Assistência ao Paciente, Redução de Danos

Resumo

Este artigo objetiva relatar uma experiência de educação em saúde vivenciada durante um projeto de extensão universitária que capacitou profissionais da área de saúde acerca da redução de danos. Participaram desse projeto docentes e discentes de um curso de graduação em Gestão Hospitalar, no período de março de 2015 a fevereiro de 2016, junto a 88 profissionais de dois hospitais que atuam no cuidado a usuários de álcool e drogas. As capacitações foram desenvolvidas através de metodologias ativas e agrupadas em seis lições: 1) escuta qualificada; 2) toque; 3) confiança; 4) troca; 5) criatividade; 6) trabalho em equipe. Conclui-se que as práticas de educação em saúde na perspectiva da redução de danos podem contribuir com a efetivação da assistência humanizada a esta clientela.

Publicado

01.01.2017

Como Citar

Oliveira, L. V., Borges, L. F., Xavier, A. R. D. O., Silva, M. D. V., Lima, P. C. P. D., & Silva, P. C. (2017). EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PERSPECTIVA DA REDUÇÃO DE DANOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 10(1). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/64