AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO PRÉ - NATAL NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE SÃO BERNARDINO – SC

Autores

  • Fabiéle Mello Assad
  • Cinthya Raquel Alba Rech

Palavras-chave:

Cuidado Pré-natal, Avaliação em Saúde, Avaliação de Programas.

Resumo

Nesta pesquisa será analisado o serviço de pré-natal da única Unidade Básica de Saúde do município de São Bernardino, cidade do oeste Catarinense com 2653 habitantes, sendo 589 habitantes na zona urbana e 2064 habitantes na zona rural. Com essa pesquisa a qualidade do atendimento a gestante será avaliada e espera-se encontrar uma adequada cobertura de pré-natal contribuindo assim para a redução da mortalidade materna e neonatal. O estudo é um levantamento de caráter exploratório-descritivo com análise quantitativa, sendo o método utilizado a revisão das fichas das gestantes acompanhadas por essa Unidade de Saúde com data da última menstruação em janeiro de 2004 e com data de parto prevista até dezembro de 2007. Para análise dos indicadores do atendimento de pré-natal avaliou-se a idade gestacional do início do pré-natal, número de consultas, exames laboratoriais, vacinação antitetânica e a realização de pelo menos uma ultrassonografia durante a gestação. Tanto na primeira rotina de exames laboratoriais quanto na segunda rotina observa-se baixa cobertura de exames realizados. Mesmo com essa baixa cobertura na realização dos exames durante o pré-natal observou-se que as gestantes realizaram as consultas regularmente, sendo a média das consultas de 6.08. A vacinação antitetânica teve uma cobertura de 60.9%. Com relação à realização de ultrassonografia durante a gestação 59.7% das mulheres realizaram. Conclui-se que fica a cargo dos gestores e dos profissionais de saúde planejar ações que aumentem a adesão às normas e as rotinas do programa, principalmente a solicitação e o registro dos exames complementares básicos que propiciem melhor utilização do pré-natal pelas gestantes.

Biografia do Autor

Fabiéle Mello Assad

Graduação em Medicina pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e pós-graduada em Saúde da Família pela UNIPAR, campus Francisco Beltrão/PR. Brasil.

Cinthya Raquel Alba Rech

Graduação em enfermagem; Orientadora. Especialista em Centro Cirúrgico, Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Campus Francisco Beltrão /PR. Brasil.

Publicado

31.12.2010

Como Citar

Mello Assad, F., & Alba Rech, C. R. (2010). AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO PRÉ - NATAL NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE SÃO BERNARDINO – SC. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 3(2). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/26