AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ÁGUAS MINERAIS COMERCIALIZADAS NAS CIDADES DO VALE DO JAMARI, AMAZÔNIA OCIDENTAL, RONDÔNIA - BRASIL

Autores

  • Renato André Zan
  • Fernanda Guimarães Vieira
  • Micaela Ferreira Bavaresco
  • Dionatas Ulises de Oliveira Meneguetti

Palavras-chave:

Água mineral, Coliformes fecais, Escherichia coli

Resumo

O presente trabalho teve o objetivo de avaliar a qualidade microbiológica de forma qualitativa, e quantitativamente as propriedades físico-químicas das águas minerais comercializadas na Região do Vale do Jamari – Rondônia – Brasil, composta hoje por nove municípios. Para as análises foram utilizadas seis marcas diferentes e de cada uma delas, três lotes distintos. Ao se tratar das análises da qualidade microbiológica foi utilizado o método rápido de Colitag em 100 ml de água mineral, identificando a presença de Coliformes totais e Coliformes termotolerantes (Escherichia coli). As análises físico-químicas avaliaram os parâmetros de pH, condutividade elétrica, temperatura, turbidez e a concentração de flúor presente. Os resultados apresentaram contaminação com bactérias do grupo coliformes totais em todos os lotes analisados, e em alguns a presença de Escherichia coli. Em relação às análises físico-químicas a maioria das marcas apresentou resultados próximos em comparação às informações contidas nos rótulos.

Biografia do Autor

Renato André Zan

Mestre em Química, Coordenador do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Estado de Rondônia (IFRO), Ji-paraná, RO.

Fernanda Guimarães Vieira

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA), Ariquemes, RO.

Micaela Ferreira Bavaresco

Farmacêutica Generalista pela Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA), Ariquemes, RO.

Dionatas Ulises de Oliveira Meneguetti

Mestre em Biologia, Doutorando do Programa de Pós Graduação em Biologia Experimental da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, RO.

Publicado

01.11.2022

Como Citar

Zan, R. A., Guimarães Vieira, F., Ferreira Bavaresco, M., & de Oliveira Meneguetti, D. U. (2022). AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ÁGUAS MINERAIS COMERCIALIZADAS NAS CIDADES DO VALE DO JAMARI, AMAZÔNIA OCIDENTAL, RONDÔNIA - BRASIL. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 6(4). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/132