PAPILOMA VÍRUS HUMANO, CÂNCER DO COLO UTERINO E PAPANICOLAOU: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Ualisson Mendes Santos
  • Sandra Ely Barbosa de Souza

Palavras-chave:

Infecções por papillomavirus, Esfregaço de papanicolaou, Neoplasias do colo do útero, Educação em saúde

Resumo

O carcinoma cervical uterino ainda é considerado um grave problema na saúde pública, acometendo mulheres principalmente na faixa etária correspondente a seu período sexualmente ativo, bem como no momento de grande produtividade em sua vida profissional. Sabe-se que o desenvolvimento desta neoplasia é devido a diversos fatores e o Papilomavirus humano (HPV) é apontado como principal fator envolvido no processo neoplásico. A presente pesquisa objetiva discutir o papel do exame Papanicolaou na prevenção do câncer de colo do útero e identificar os fatores que dificultam a realização do Papanicolaou. Metodologia: Trata-se de pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo e de natureza qualitativa. O diagnóstico precoce do HPV é uma importante estratégia na prevenção do câncer cervical uterino, implicando diretamente no tratamento das lesões precursoras desta patologia, porém, existem diversos fatores que dificultam a realização do diagnóstico, tais como: fatores relacionados à unidade de saúde, aos sentimentos das usuárias, e relacionados as suas situações socioeconômicas-culturais. As políticas de saúde devem estar voltadas para a educação em saúde, e posteriormente aumentar a oferta do exame Papanicolaou nas unidades básicas de saúde.

Biografia do Autor

Ualisson Mendes Santos

Bacharel em Enfermagem pela União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura.

Sandra Ely Barbosa de Souza

Professora Orientadora, Doutoranda em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (FioCruz), Mestra em Enfermagem (UFBA), Especialista em Qualidade e Controle de Infecção Hospitalar (UNEB).

Publicado

30.09.2013

Como Citar

Mendes Santos, U., & Barbosa de Souza, S. E. (2013). PAPILOMA VÍRUS HUMANO, CÂNCER DO COLO UTERINO E PAPANICOLAOU: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista De Saúde Pública De Santa Catarina, 6(3). Recuperado de https://revista.saude.sc.gov.br/index.php/files/article/view/121