Escola de Saúde Pública de Santa Catarina da Secretaria de Estado da Saúde

22.04.2022

Em 2021, dezesseis anos após a implantação da Escola e visando o fortalecimento da ESPSC no contexto Regional, Estadual e Nacional, a Diretoria de Educação Permanente em Saúde passou a ser denominada Escola de Saúde Pública de Santa Catarina, assumindo o nível de Diretoria na estrutura organizacional da SES, vinculada diretamente à Superintendência de Planejamento em Saúde, conforme Decreto nº. 1.305, de 28 de maio de 2021, publicado no DOE 21.532, de 31 de maio de 2021.

A constituição da ESPSC justificou-se, prioritariamente, pela carência real de formação profissional alicerçada nas necessidades do sistema público de saúde. Essa carência, diagnosticada desde a instituição do SUS, acarretou que a formação fosse assumida pelos gestores do sistema. Como escola de governo, a ESPSC sempre buscou promover o desenvolvimento de servidores públicos, bem como contribuir para a identificação das necessidades de capacitação dos órgãos e das entidades, considerada a programação de suas atividades.

A ESPSC fomenta os subsídios necessários para a produção de conhecimentos por meio da formação em nível técnico e superior com ênfase nas práticas e nas diretrizes preconizadas pelo SUS. Além da formação, existe a necessidade de ampliação, sistematização e revisão ética das pesquisas no âmbito da saúde pública, difusão da informação científica e do fomento ao debate da política de educação na saúde em Santa Catarina.