Diretrizes para Autores
Os artigos científicos para submissão devem possuir, no mínimo, um dos autores com o titulo de Doutor (a). Devem ser apresentados e organizados observando as Normas da ABNT, a seguir descritas, complementadas pelas exigências da RSPSC, inseridos nas seguintes seções, as quais devem ser informadas, para iniciar a submissão.
• Artigos Originais: mínimo de 3000 palavras até o máximo de 3500 palavras, não incluindo Título, Resumo, Abstract, Palavras-Chaves e Key-Words.
• Artigos de Revisão Sistemática: mínimo de 3000 palavras até o máximo de 3500 palavras, não incluindo Título, Resumo, Abstract, Palavras-Chaves e Key-Words.
• Relatos de experiências/ de Intervenção: mínimo de 2000 palavras até o máximo de 2500 palavras, não incluindo Título, Resumo, Abstract, Palavras-Chaves e Key-Words.
A Comissão Editorial da Revista de Saúde Pública de Santa Catarina estabelece as seguintes normas editoriais para a submissão de artigos:
1. Os textos poderão ser apresentados em língua portuguesa, espanhola, inglesa, revisados na língua de origem, por profissional com formação na área, em questão - Língua portuguesa/ espanhola/ inglesa. Os textos que não apresentarem texto escrito em linguagem acadêmica, apropriada e, compatível às exigências de um artigo científico, tendem a ser recusados pela RSPSC.
2. Os textos em língua portuguesa /espanhola/ inglesa deverão ser redigidos conforme as orientações sobre a apresentação de artigos da ABNT NBR 6022 (2018).
3. Os textos deverão ser submetidos, por meio da plataforma OJS.
4. Os textos deverão ser digitados com a seguinte configuração: espaçamento simples, corpo 12, Times News Roman, formato de papel A4, com marcações de parágrafo 2,5 cm para margem superior e as demais 1,5. Serão aceitos, desde que, organizados, conforme os itens mínimos, à exceção dos Ensaios Clínicos: Resumo e palavras- chave, Abstract and Key Words (não numerados), 1. Introdução, 2. Fundamentação Teórica, 3. Fundamentos Metodológicos, 4. Análise e Discussão dos Resultados e 5. Conclusão/ Contribuições da Pesquisa, os quais podem ser desdobrados, em subitens. Os textos que não apresentarem essa formatação serão recusados pela RSPSC.
5. Os autor (es) e autora (s) devem, impreterivelmente, para a submissão, na plataforma OJS , informar o nome completo, por extenso, seguidos de sua titulação, além do currículo sucinto de cada autor (a), com vinculação corporativa, endereço de contato (e-mail) e link de acesso ao Currículo Lattes. Tais informações, não devem, constar no corpo do artigo, em submissão. Os artigos que forem apresentados com o nome dos autores serão recusados.
6. A primeira lauda do artigo deverá conter: O título em português, de forma clara e concisa, em seguida, o resumo acompanhado das palavras-chave, observando os DeCS - Descritores em Ciências da Saúde, disponível, em: http://decs.bvs.br/cgi-bin/wxis1660.exe/decsserver/?IsisScript=../cgi-bin/decsserver/decsserver.xis&interface_language=p&previous_page=homepage&previous_task=NULL&task=start, separadas por "ponto". Sugere-se a utilização de três a cinco termos. O resumo deve ser redigido, conforme, as orientações da ABNT NBR 6028 (2003), bem como, o Abstract, inserido em seguida ao resumo, ambos, contendo até, 300 palavras. O resumo e o Abstract devem ser organizados, segundo os itens a seguir descritos: Definição do Tema de Pesquisa, Problemática de pesquisa, Objetivo Geral, Justificativa da pesquisa, Fundamentos Metodológicos, Resultados Alcançados/ Contribuições da Pesquisa. Tal condição será objeto de avaliação do artigo.
7. As siglas, quando mencionadas pela primeira vez no texto, deverão ser indicadas entre parênteses, precedidas da nomenclatura completa.
8. As citações no corpo do texto deverão ser redigidas e referenciadas, conforme, os ditames da ABNT NBR 10520 (2002).
9 Equações e fórmulas: para facilitar a leitura, devem ser destacadas no texto, numeradas com algarismos arábicos, entre parênteses, alinhados à direita na sequência normal do texto, sendo permitido o uso de uma entrelinha maior, que comporte seus elementos, expoentes, índices e outros, sempre, em conformidade às orientações da ABNT NBR 6022 (2018).
10 As Figuras permitidas, serão de, no máximo, 05 (cinco) e, qualquer que seja o tipo (de ilustração), deverá ser precedida de sua palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, dentre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, de travessão e do respectivo título. Imediatamente, após a ilustração, deve-se indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor). A ilustração deve ser citada no texto e, inserida, o mais próximo, possível, do trecho explicativo ao qual se refere. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte e a permissão para reprodução. Os quadros e tabelas deverão ser acompanhados de legenda que permita compreender o significado dos dados reunidos, neste. Preferencialmente, quadros e tabelas devem ser feitas no próprio documento do Word. A RESOLUÇÃO MÍNIMA DA FIGURA DEVE SER DE 300 DPI.
11 As referências deverão obedecer aos ditames da ABNT NBR 6023 (2018). Para a avaliação do artigo serão verificadas a importância das referências no contexto do artigo, tais como aquelas que embasam o Referencial Teórico e os Fundamentos Metodológicos.
12 O uso de notas de rodapé deve ser limitado ao mínimo, indispensável. Devem ser inseridas no corpo do artigo e indicadas por meio de algarismos arábicos, em formato sobrescrito, imediatamente depois da frase, à qual se refere. As notas deverão vir no rodapé do texto, na página, na qual “aparecem”.
13 Caso a pesquisa tenha sido realizada, utilizando algum meio de financiamento, tal informação deve ser incluída no texto do manuscrito.
14 Recomenda-se incluir o(s) nome(s) da(s) pessoa(s), as quais de alguma maneira auxiliaram na consolidação do artigo: coleta de dados, ilustrações, utilização de laboratórios, mencionando "AGRADECIMENTOS", antes das Referências.
15 Os originais não deverão ser paginados.
16 A publicação de artigos que trazem resultados de pesquisas envolvendo, direta ou indiretamente, seres humanos, está condicionada ao cumprimento dos requisitos estabelecidos pela Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e/ou da Resolução 510 (2016) e de suas complementares, além do atendimento às legislações e normas específicas (quando houver) do país, nas quais a pesquisa foi realizada. Deve ser mencionado o número do protocolo da aprovação emitido por Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) envolvendo Seres Humanos, credenciado ao Sistema CEP/CONEP, na última linha do item relacionado aos Fundamentos Metodológicos, os quais delineiam a estrutura do artigo cientifico. O Parecer Consubstanciado do CEP deve ser enviado como documento Suplementar ao Artigo em submissão.
17. Declaração de Originalidade e Cessão de Direitos Autorais: Juntamente com o manuscrito, todos os autores devem assinar os documentos Declaração de Originalidade (não editável).
Modelo para Declaração de Originalidade
Certifico que participei da concepção do trabalho título , tornando pública minha responsabilidade por seu conteúdo, e que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação deste artigo. Certifico também que o manuscrito é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, é de minha autoria. Esse trabalho não foi enviado para outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista de Saúde Pública de Santa Catarina.
Assinatura do(s) autores(s) Data dia/mês/ano
OBS. Os pareceres referentes aos originais e demais comunicações serão encaminhados ao (à) (s) autor (a) (es) (as) por meio de comunicação eletrônica, exclusivamente, proveniente da Plataforma da Revista, ou pelo e-mail institucional da RSPSC.
Todos os documentos suplementares referentes aos artigos devem ser enviados em formato não editável.