Revista de Saúde Pública de Santa Catarina


A Revista de Saúde Pública de Santa Catarina (RSPSC) é um Periódico Científico eletrônico que visa à publicação sucessiva de artigos, sendo definidos, como “parte de uma publicação, com autoria declarada de natureza técnica e/ou científica” (ABNT NBR 6022, 2018). Exibiu seu primeiro número em janeiro de 2008 e, desde então, constitui importante veículo para a disseminação do conhecimento produzido no âmbito da saúde pública.

O número inicial da RSPSC apresentou, como importante tema, “A Trajetória do SUS nos últimos 20 Anos” e, a partir disso, vem buscando o seu aprimoramento, ao mesmo tempo, consolidando o compromisso de disseminar o conhecimento no âmbito da saúde pública de Santa Catarina. Cita-se MINAYO (2007, p. 28) para explanar sobrea a Saúde Pública, definida por este, como "a dimensão histórica de intervenção do Estado na área social, de forma mais ampla e complexa do que a definida pelas diretrizes sanitárias oficiais."

Por meio da publicação de artigos científicos em meio eletrônico, a qual visa atingir aos leitores interessados no campo da Saúde Pública, a RSPSC constitui importante canal para o suporte do ensino, da pesquisa e da extensão neste campo do conhecimento. Propõe a construção e difusão do conhecimento por meio das contribuições dos autores e autoras, as quais tendem a refletir, abordagens inter, multi e transdisciplinar. Tal condição evidencia a natureza diversificada de profissionais e pesquisadores, os quais estão envolvidos ou constituem o Sistema Único de Saúde (SUS). A RSPSC, portanto, está comprometida em expor os avanços tecnológicos, as experiências exitosas e a pluralidade de investigações, as quais explanam os progressos alcançados na trajetória de construção do SUS, atendendo às novas demandas procedentes da sociedade.


POLÍTICA EDITORIAL

Em 2019 a RSPSC iniciou a reestruturação da sua Política e do Comitê Científico e Editorial, visando realinhar o seu escopo às atualizações das normas e dos documentos legais, tais como, os oriundos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Sistema CEP/CONEP. Esse realinhamento propõe, igualmente, aumentar a visibilidade e a qualificação da Revista frente ao QUALIS/CAPES, por sua vez, dos manuscritos a serem submetidos à Revista. Destaca-se que, a RSPSC propõe a qualificação do seu processo de editoração, fato que demandou a atualização da Politica Editorial da RSPSC. Os processos que orientam esta atualização estão registrados no documento Política Editorial da Revista de Saúde Pública de Santa Catarina, estando pautada a sua construção, na pesquisa baseada em evidências, na Técnica, na Ética e na Transparência.

 

A RSPSC utiliza o Open Journal Systems (OJS), desenvolvido para a construção e gestão de publicações periódica eletrônica, permitindo agilidade no fluxo das informações, bem como, na disseminação, na divulgação e na preservação dos conteúdos da Revista. Propõe temas gerais norteadores dos Artigos teóricos e técnicos, alinhados à sua vocação e à Saúde Pública:  

  • Políticas e Gestão do trabalho no SUS;
  • Atenção em/na saúde;
  • Controle social;
  • Vigilância em saúde;
  • Políticas e humanização em/na saúde;
  • Tecnologias aplicadas em/na Saúde;
  • Intervenções em/na Saúde.

Diante dos temas gerais norteadores, os formatos de manuscritos que podem ser submetidos à RSPSC são os seguintes:

  • Artigos Originais.
  • Relatos de Experiências/ de Intervenção.
  • Artigos de Revisão.

 

COMITÊ CIENTÍFICO E EDITORIAL

Editora-Gerente: Dra. Andrea de Aguiar Kasper

Editoras: Dra. Aline Daiane Schlindwein e MSc. Andrea Maria Barbato.

A Administração da RSPSC atende aos princípios Técnicos, Éticos e de Transparência que embasam a sua Política Editorial. Assim, todas as comunicações e  solicitações referentes à RSPSC neste âmbito, deverão ser documentadas e formalizadas oficialmente, por meio do e-mail: revistaspsc@saude.sc.gov.br

Todas as decisões referentes à RSPSC serão discutidas e decididas, impreterivelmente, pelo Comitê Editorial e Científico, condição prevista na Politica Editorial da Revista de Saúde Pública do Estado de Santa Catarina, pautada na Técnica, Ética e Transparência.

Notícias

 
Nenhuma notícia publicada.
 
Outras notícias...

v. 11, n. 1 (2018)

Sumário

CARTA DO EDITOR
Aline Daiane Schlindwein
PDF
EXPEDIENTE
Rosiane Maria
PDF
2-5

Artigos Originais

Fátima Regina Pereira, Rosana Xavier, Vanusa Brancher Lannes, Patrícia Ilha, Fabiana Oenning da Gama
PDF
6-21
Francisco Regis da Silva, Rejane Maria Maia Moises, Kelvi Wilson Evaristo Miranda, Francisco José Maia Pinto, Josicléia Vieira de Abreu, José William Alves da Silva, Rafaella Maria Monteiro Sampaio, Hermens Linhares Martins, Geraldo Gonzalez Talabera
PDF
22-35
Altair Argentino Pereira Júnior, Suelen Feron
PDF
36-45

Artigo de Revisão Sistemática

Jaqueline Ferreira, César Augusto Trinta Weber
PDF
46-62
Paula Fabiana Senna da Silva, Junir Antonio Lutinski
PDF
63-72
Gabriela Zogbi Bueno
PDF
73-85