O ENSINO A DISTÂNCIA E A PRÁTICA PROFISSIONAL: TEMÁTICAS DE INTERESSE DOS ENFERMEIROS DA REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Ana Paula Trombetta, Flávia Regina Souza Ramos, Maria José Mendes Brito

Resumo


Muitos enfermeiros sentem necessidade de aprimoramento profissional e por impossibilidade de afastamento do trabalho buscam alternativas de capacitação nos cursos de Ensino a Distância (EaD) conseguindo dessa forma associar a formação complementar com o trabalho diário. Este foi um estudo de revisão que teve por objetivo analisar o conteúdo dos trabalhos de conclusão de curso da especialização em linhas de cuidado urgência e emergência, bem como as principais temáticas de interesse dos profissionais que atuam nos cenários de emergências e pronto atendimento. Foram analisados 190 estudos, nos diversos dispositivos da rede de atenção a urgência e emergência e que apresentaram como principais temáticas de interesse: ações de educação permanente e de saúde; criação de protocolos/formulários e rotinas assistenciais; sistematização da assistência de enfermagem; implantação da classificação de risco nos serviços. Além disso, houve a preocupação com as temáticas referentes à saúde do trabalhador. As temáticas de interesse e os trabalhos desenvolvidos foram relevantes para a prática assistencial do enfermeiro nos diversos cenários de atuação e todos possuem relação direta com a prática assistencial não somente dos alunos da especialização, mas dos enfermeiros que atualmente estão inseridos na rede de atenção a urgência e emergência.

 


Palavras-chave


Educação continuada; Educação à distância; Enfermagem; emergência.

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ISSN: 2175-1323 - R. Saúde públ. Santa Cat. Florianópolis, Santa Catarina - Brasil