O Uso de Estratégia Pedagógica Diferenciada em Campo de Estágio para Colaborar na Formação Farmacêutica

Rodrigo Batista de Almeida, Dayanna Hartmann Cambruzzi Mendes, Luciane Anita Savi

Resumo


Este trabalho objetivou identificar problemas no serviço de Assistência Farmacêutica do município de Palmas, Paraná, relacionados à interface ensino-serviço, bem como estabelecer propostas de intervenção resolutivas. O método adotado consistiu na identificação e priorização de problemas no sistema, com posterior proposta de intervenção resolutiva, utilizando-se a estratégia denominada Planejamento Estratégico Situacional. O problema priorizado foi a prática de dispensação farmacêutica no estágio curricular de alunos de Farmácia. Como proposta de intervenção, desenvolveu-se um instrumento didático constituído por uma coleção de embalagens de medicamentos, que são utilizados na simulação de situações reais de dispensação, para o ensino dos alunos. Conclui-se que estratégias pedagógicas diferenciadas podem constituir um importante instrumento que favorece o processo de ensino e aprendizagem.


Palavras-chave


Assistência farmacêutica; Sistema Único de Saúde; Planejamento estratégico; Boas práticas de dispensação.

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ISSN: 2175-1323 - R. Saúde públ. Santa Cat. Florianópolis, Santa Catarina - Brasil