A Utilização de Grupos de Educação em Saúde no Desenvolvimento Motor de Bebês Prematuros

Franciani Rodrigues, Bruna Magnus Spíndola, Janine Moreira, Lisiane Tuon

Resumo


A pesquisa teve como objetivo verificar se a participação das mães nos grupos de educação em saúde influencia no desenvolvimento motor de bebês prematuros. A amostra foi composta por 15 crianças, divididas em dois grupos, pais que participaram dos grupos e pais que não participaram. Para avaliação, foi utilizado como instrumento de coleta de dados o Teste de Denver II, e após os oito encontros foi realizada a reavaliação dos bebês e aplicados questionários para as mães. Observou-se um aumento do número de acertos e diminuição no número de atrasos no teste de Denver II nos bebês participantes dos grupos. Os pais que participaram dos grupos mostraram-se mais aptos a estimular seus filhos em casa, o que foi comprovado em suas falas, com relatos de grande melhora de seus filhos. Evidencia-se que a estimulação precoce realizada pelos pais ajuda no desenvolvimento motor da criança prematura.


Palavras-chave


Prematuro; Desenvolvimento infantil; Denver; Fisioterapia

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ISSN: 2175-1323 - R. Saúde públ. Santa Cat. Florianópolis, Santa Catarina - Brasil